João Almeida em boa forma espreita liderança nos Emirados Árabes Unidos

João Almeida em boa forma espreita liderança nos Emirados Árabes Unidos
Redação com Lusa

Tópicos

Ciclista português subiu ao segundo lugar da geral e está a cinco segundos de Tadej Pogacar.

O ciclista português João Almeida (Deceunick Quick-Step) ascendeu ao segundo lugar da Volta aos Emirados Árabes Unidos, que tem como novo líder o esloveno Tadej Pogacar, ao terminar na sexta posição o contrarrelógio na ilha Al Hudayriat.

João Almeida, que está a cinco segundos de Pogacar (UAE Emirates) na classificação geral, terminou o contrarrelógio da segunda etapa, de 13,3 quilómetros, a 30 segundos do vencedor, o italiano Filippo Ganna (INEOS), que cumpriu o percurso em 13.56 minutos.

O compatriota Ruben Guerreiro (EF Education-Nippo) terminou o contrarrelógio no 60.º lugar, a 1.17 minutos do vencedor, e caiu para a 67.ª posição da geral, a 9.24 minutos de Pogacar.

No regresso à estrada, após a memorável Volta a Itália de 2020, João Almeida revela estar em boa forma e, depois de ter estado em destaque na tirada inaugural, de 176 quilómetros, vencendo os dois sprints intermédios, só é superado neste momento pelo vencedor do Tour de 2020.

O ciclista português foi nono na etapa de domingo, ganha pelo holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) - que viria a retirar-se esta segunda-feira, juntamente com a sua equipa, devido a um teste positivo ao novo coronavírus na comitiva -, mas beneficiou das bonificações para subir a quarto da geral.

"A equipa foi notificada de um resultado positivo em um dos seus membros, depois dos testes realizados na noite de domingo", justificou a Alpecin-Fenix, em comunicado publicado nas redes sociais.

Na terça-feira cumpre-se a terceira etapa da prova, na distância de 166 quilómetros, entre Strata Manufactoring e Jebel Hafeet.