João Almeida desce do pódio do Giro após a 17ª etapa

João Almeida desce do pódio do Giro após a 17ª etapa

Nova etapa de elevada dificuldade na Volta à Itália

O ciclista colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) venceu a solo a 17.ª etapa da Volta a Itália, enquanto o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) segurou a liderança da geral, com João Almeida (UAE Emirates) a sair do pódio.

Buitrago, de 22 anos, cumpriu os 168 quilómetros entre Ponte di Legno e Lavarone em 4:27.41 horas, sendo 35 segundos mais rápido do que o neerlandês Gijs Leemreize (Jumbo-Visma), segundo, com o checo Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) no terceiro posto, a 2.28 minutos.

Na luta pela geral, Carapaz foi quinto e ganhou tempo a alguns rivais, incluindo o português João Almeida, que caiu para fora do pódio, sendo agora quarto, a 1.54 minutos. O australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe) é segundo, a três segundos do equatoriano, e o espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) cedeu terreno para o líder, mas subiu a terceiro, a 1.05 minutos.

Na quinta-feira, a 18.ª etapa liga Borgo Valsugana a Treviso em 156 quilómetros, com um traçado menos montanhoso, propício a uma chegada em pelotão compacto.