Vuelta: Philippe Gilbert vence e Nairo Quintana salta para segundo

Vuelta: Philippe Gilbert vence e Nairo Quintana salta para segundo

A mais longa etapa foi animada pelos "abanicos", terminou com a espantosa média de 50,63 km/h e Rúben Guerreiro foi dos mais prejudicados, descendo a 19.º.

O belga Philippe Gilbert (Deceuninck Quick Step) venceu a 17.ª etapa da Volta a Espanha, uma das mais animadas desde o início da prova, pois o vento partiu o pelotão em vários grupos e Nairo Quintana (Movistar), integrando o da dianteira, ganhou 5m32s a Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e subiu da sexta para a segunda posição da geral.

Com 219,6 quilómetros entre Aranda de Duero e Guadalajara, a mais longa tirada transformou-se numa longa e emocionante perseguição entre o grupo de Gilbert e Quintana e o pelotão com os restantes favoritos, como o prova a espantosa média final de 50,63 km/h.

Ao chegar na frente, Quintana passou a distar 2m24s de Primoz Roglic, enquanto o seu colega Alejandro Valverde desceu a terceiro, a 2m48s. Tadej Pogacar (UAE Emirates) é quarto, a 3m42s, e novidade foram as subidas de Wilco Kelderman (Sunweb) a sexto e James Knox (Deceuninck) a oitavo, pois também integraram o grupo da dianteira.

Rúben Guerreiro foi um dos mais prejudicados pelos famosos "abanicos", chegando em 100.º, a 23m36s, o que custou a descida a 19.º ao português da Katusha-Alpecin, que passou a distar 35m33s do camisola vermelha.