Amaro Antunes nono na segunda etapa da Volta à Andaluzia

Amaro Antunes nono na segunda etapa da Volta à Andaluzia

Wout Poels lidera a classificação geral.

O ciclista português Amaro Antunes (CCC Sprandi Polkowice) foi nono classificado na segunda etapa da Volta à Andaluzia, cujo vencedor foi o holandês Wout Poels (Sky), novo líder da classificação geral.

Poels cumpriu os 140 quilómetros entre Otura e Jaén em 3h38m04s, sendo o primeiro ciclista a cortar a meta no alto de Las Allanadas, à frente do espanhol Luis León Sánchez (Astana), segundo a dois segundos, e o belga Tim Wellens (Lotto Soudal), que fechou o pódio à mesma distância.

O holandês de 30 anos, que em 2017 foi quarto na prova espanhola, herda a camisola vermelha, de líder da geral, do francês Thomas Boudat (Direct Energie), vencedor da primeira etapa.

Amaro Antunes, que tinha sido 30.º na tirada inaugural, cedeu 38 segundos para o vencedor do dia, subindo ao nono lugar na classificação geral.

O português continua em boa forma na estreia pela nova equipa, depois de ter sido 10.º na Volta à Comunidade Valenciana, no início do mês.

O britânico Chris Froome (Sky), a cumprir a primeira prova do calendário de 2018 enquanto é investigado por ter acusado doping durante a Volta a Espanha de 2017, que venceu, terminou o dia a 27 segundos do colega de equipa, no sétimo posto, e ocupa o mesmo posto na geral.

José Mendes (Burgos-BH) também esteve em bom plano, ao terminar o dia no 24.º lugar, a 1m14s de Poels, e subiu 47 lugares para o 24.º da geral.

Na sexta-feira, os ciclistas atravessam 165,1 quilómetros entre Mancha Real e Herrera na terceira etapa, de traçado mais plano e apenas duas contagens de montanha, ambas de terceira categoria.