Efapel-Glassdrive: retorno de 6 milhões

Efapel-Glassdrive: retorno de 6 milhões
Carlos Flórido

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Equipa vencedora custou 320 mil euros e teve retorno quase 20 vezes superior. Assumir nome dos patrocinadores é o segredo.

Foram 404 notícias em televisão, 316 em jornais, 308 na internet e 76 na rádio - assim contabilizou a Cision o retorno da equipa Efapel-Glassdrive na Volta a Portugal em bicicleta, atingindo um número astronómico ao multiplicar essa atenção mediática pelo seu valor publicitário: o êxito de David Blanco rendeu seis milhões de euros à equipa!

O número soa a elevado, mas está longe de ser novidade. O ciclismo, como nos explica Uriel Oliveira, da empresa líder mundial em monitorização e análise de média, tem uma vantagem relativamente à maioria dos desportos: "As equipas assumem os 'naming rights' dos patrocinadores, permitindo uma associação imediata. No ciclismo fala-se da marca, não permitindo compará-lo a modalidades como o futebol".

No desporto rei português, um patrocínio apenas pode ser contabilizado em imagens, o que reduz o seu impacto, mesmo com transmissões televisivas em horário nobre, o que não acontece no ciclismo. Num jogo de "grandes" ou da Liga dos Campeões, estima-se que a visibilidade de uma camisola chegue aos 200 mil euros, enquanto as conferências de Imprensa, se televisionadas, atingem os 300 mil. Serão precisos mais de 10 jogos para um grande do futebol português dar o retorno da Efapel/Glassdrive, que na realidade se chama Fullracing, denominação de clube que é escondida em benefício dos patrocinadores.

Como o orçamento da equipa que ganhou a Volta foi de 320 mil euros, o diretor-desportivo Carlos Pereira multiplicou por quase 20 vezes o investimento. "No atual momento, de crise económica, isso apenas nos serve para ter já garantida a equipa do próximo ano e com a mesma qualidade. Em condições normais, é evidente que um patrocinador desejaria aumentar o investimento", explica o responsável da equipa, para quem a dificuldade do ciclismo na busca de patrocinadores tem outra explicação: "Poucos fazem o nosso trabalho. Se temos a Cision connosco, é para podermos apresentar um projeto com números fidedignos. Mais equipas o deveriam fazer".

NÚMEROS

5,4 milhões de euros foi o retorno publicitário da Efapel-Glassdrive medido nas transmissões da RTP.

450 mil pessoas viram todas as etapas da última Volta, numa média de 39 minutos por etapa. Em relação a anos anteriores diminuiu a audiência total, mas aumentou o tempo de visionamento por telespectador.

563 mil euros foi o retorno da equipa vencedora com as notícias em jornais e internet. As citações à Efapel-Glassdrive na rádio apenas valeram euro19 mil.