Volta a Portugal: António Carvalho conquista a "Graça" em festival Glassdrive-Q8

Mondim de Basto, 14/08/2022 - 83ª Volta a Portugal em Bicicleta, 9ª etapa Paredes - Mondim de Basto (Srª Da Graça) Senhora da Graça Vencedor da etapa António Carvalho, Frederico Figueiredo (Pedro Correia / Global Imagens)

 foto Pedro Correia / Global Imagens

Frederico Figueiredo manteve a camisola amarela com os mesmos 7 segundos de vantagem sobre o colega Mauricio Moreira, pois a equipa de Águeda chegou com os três líderes na frente

Foi um festival completo e raramente visto: António Carvalho em primeiro, Frederico Figueiredo em segundo e Mauricio Moreira em terceiro, todos trocando abraços na Senhora da Graça, depois de a Glassdrive-Q8-Anicolor ter destroçado a concorrência ainda na subida do Barreiro. Amanhã, em Gaia, a equipa que domina a Volta a Portugal pode até ficar com os três primeiros da geral.

Figueiredo manteve a camisola amarela após a etapa rainha, com 174,5 km entre Paredes e a Senhora da Graça, tendo Mauricio Moreira a 7 segundos, o que transforma o uruguaio em grande favorito para o último dia. A subida à Graça, além do prémio de vitória na etapa para Carvalho, que puxou a subida toda, pode valer-lhe a subida ao terceiro lugar da geral.

Luís Fernandes, da Rádio Popular-Boavista, foi um dos dois corredores que acompanharam o ataque dos Glassdrive ainda no Barreiro, mas na subida final seria apenas oitavo, perdendo 1m13s para o trio rival. Fernandes ficou agora a 1m52s da amarela, tendo Carvalho a 2m21s, tempo recuperável no contrarrelógio final.

O outro que tentou resistir aos Glassdrive foi Alejandro Marque. O galego da Atum General-Tavira seria quarto no alto do Monte Farinha, subindo à quinta posição da geral, que já não lhe deve fugir.

EM ATUALIZAÇÃO