Vanessa Bryant apresentou queixa em tribunal contra os polícias que fotografaram o corpo da estrela da NBA e da sua filha de 13 anos, Gianna.
Corpo do artigo
Vanessa Bryant, viúva de Kobe, lançou este sábado duras críticas na direção dos polícias que fotografaram e divulgaram, de forma ilegal, os corpos da estrela da NBA e da sua filha de 13 anos, Gianna, duas de nove vítimas de um acidente de helicóptero, em janeiro de 2020.
"Sinto-me devastada, magoada e traída pelos empregados do Condado que divulgaram as fotos", afirmou aos jornalistas presentes nas imediações do tribunal de Los Angeles, acrescentando que não viu as fotografias, devido a querer lembrar-se do marido e da filha "tal como eram".
Estas declarações surgem no oitavo dia do julgamento que opõe Vanessa e Chris Chester - perdeu a mulher e a filha no mesmo acidente - contra a polícia de Los Angeles, depois de vários agentes terem mostrado imagens dos corpos de Kobe Bryant e da filha, Gianna, a amigos e conhecidos, num bar na Califórnia.
15104300
A viúva de Kobe, considerado um dos melhores basquetebolistas de sempre, alega que a divulgação das imagens violou a privacidade das vítimas, causando "dor imensa" aos seus familiares e exige uma indemnização que, segundo a Imprensa norte-americana, envolve "vários milhões de dólares".
Vanessa acrescenta ainda que esta situação levou a que sofra de "stress emocional", devido a viver constantemente com o medo de que as suas outras três filhas vejam as fotografias.
Por outro lado, a polícia de Los Angeles alega que as fotografias nunca foram parar à Internet e que, por essa razão, não há motivo para crer que isso possa acontecer no futuro. Agentes chamados a depor garantiram ainda que todas as imagens do acidente foram eliminadas, incluindo aquelas que foram partilhadas com terceiros.
15102578
Em 2021, investigadores chegaram à conclusão que o piloto do helicóptero que vitimou nove vítimas, incluindo a lenda dos Los Angeles Lakers, perdeu o controlo do veículo devido a nevoeiro, acrescentando que não cumpriu os protocolos de aviação definidos para uma situação dessas.
A companhia de aviação a que pertencia o helicóptero também foi alvo de um processo por parte de Vanessa Bryant, que chegou a acordo para receber uma indemnização.