Neemias Queta faz história e é escolhido no Draft da NBA

Neemias Queta faz história e é escolhido no Draft da NBA

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Catarina Domingos

Tópicos

Primeiro português a chegar à liga norte-americana, sendo escolhido por Sacramento

Fez-se história no basquetebol nacional esta madrugada. Neemias Queta foi escolhido no Draft da NBA, tratando-se do primeiro jogador luso a chegar à liga norte-americana.

No evento que se realizou no Barclays Center de Brooklyn, o poste luso, de 22 anos e 2,13 metros, foi eleito na segunda ronda, mais concretamente na 39.º posição que pertence a Sacramento.

Curiosamente, voltaram a cruzar-se os destinos de Portugal e da cidade da Califórnia - em 1998, as Sacramento Monarchs elegeram Ticha Penicheiro no Draft da WNBA.

Assim, cumpriram-se as previsões dos principais analistas norte-americanos, que davam o internacional sub-20 como escolhido, depois de três temporadas de sucesso com serviço de Utah State, na NCAA.

Após uma edição virtual, realizada em novembro do ano passado, o Draft voltou a ser presencial este ano, mas apenas as 20 promessas com mais probabilidade de serem chamados tiveram lugar no "green room". Queta acompanhou o evento desde Los Angeles, nas instalações da agência que o representa e na companhia da mãe, Mica Queta.

Sem surpresas, a primeira escolha foi para o base Cade Cunningham, produto da Universidade de Oklahoma State, rumo aos Detroit Pistons, seguido de Jalen Green (Houston) e Evan Mobley (Cleveland).

O percurso de Neemias Queta

Filho de pais guineenses, nascido em Lisboa, mas criado no Barreiro, Neemias Queta formou-se no Barreirense e no Benfica. Foi depois de ser eleito o melhor poste do Europeu B de sub-20, em 2018, que se mudou para os Estados Unidos.

Em Utah State teve uma carreira universitária de sucesso, com títulos, distinções e duas presenças na "March Madness" - uma terceira não foi possível por causa da pandemia.

Desde que se voltou a declarar elegível para o Draft - em 2019 acabou por retirar o nome -, o internacional encontrou uma agência (a BDA Sports, de Luka Doncic), mostrou serviço no NBA Draft Combine e cumpriu uma série de "workouts" com equipas de topo (Sacramento, Toronto, New York, Phoenix, Milwaukee, LA Lakers, Charlotte, Philadelphia e Oklahoma), fazendo o sonho ganhar forma.

Títulos e distinções do gigante luso

Cinco Ideal da Conferência Mountain West (2020/21)

National Defensive Player of the Year pelo Bleacher Report (2020/21)

Menção Honrosa da Associated Press nas equipas ideais do ano (2020/21)

Finalista do Naismith Defensive Player of the Year (2020/21)

Semifinalista Prémio Kareem Abdul-Jabbar para melhor poste da NCAA (2020/21)

Campeão Conferência Mountain West (2018/19 e 2019/20)

Mountain West Freshman of the Year (2018/19)

Mountain West Defensive Player of the Year (2018/19 e 2020/21)

Campeão no Campeonato da Europa de sub-20 - Divisão B e Presença no Cinco Ideal (2019)

Melhor poste Campeonato da Europa de sub-20 - Divisão B (2018)