Mundial: Argentina afasta Sérvia e é a primeira semifinalista

Mundial: Argentina afasta Sérvia e é a primeira semifinalista

A Espanha defronta a Polónia, no segundo encontro dos quartos de final. Estados Unidos-França e Austrália-República Checa definem os outros semifinalistas

A Argentina tornou-se esta terça-feira a primeira seleção a alcançar as meias-finais da 18.ª edição do Mundial de basquetebol, na China, o bater a Sérvia por 97-87, à base de 'triplos' e de uma grande 'alma'.

Os sul-americanos estiveram quase sempre no comando do marcador e, quando os sérvios passaram para a liderança, já no quarto período (68-70, a 9.41 minutos do fim), reagiram como 'campeões', com um parcial de 14-3 que decidiu o encontro.

Na parte final, os sérvios ainda se colocaram a seis pontos (91-85), à custa da inspiração de Bogdan Bogdanovic, mas, mais uma vez, a resposta argentina foi demolidora, com um 'tiro' de Facundo Campazzo e um 'afundanço' de Gabriel Deck.

Ao domínio dos europeus nas tabelas (42 ressaltos, contra 29), os argentinos responderam com inspiração nos lançamentos de três pontos (12 em 27) -- os sérvios marcaram apenas oito em 28 -, especialmente na primeira parte (nove de 16).

Facundo Campazzo, com 18 pontos, 12 assistências e seis ressaltos, liderou o 'cinco' de Sergio Hernández, secundado pelo veterano Luis Scola, com 20 pontos e cinco ressaltos, Patricio Garino, com 15 pontos, e Gabriel Deck, com 13.

Na formação sérvia, Bogdan Bogdanovic foi o melhor marcador, com 21 pontos, enquanto Nikola Jokic contribuiu com 16 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências, e Nemanja Bjelica com 18 pontos e sete ressaltos.

A seleção argentina, que já garantiu uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, como melhor formação sul-americana na prova, vai encontrar nas 'meias' o vencedor do embate de quarta-feira entre os Estados Unidos e a França.

Ainda esta terça-feira, a Espanha, campeã mundial em 2006, defronta a Polónia, no segundo encontro dos quartos de final, sendo que, na quarta-feira, além do embate entre norte-americanos e gauleses, realiza-se o jogo entre Austrália e República Checa.