Miami Heat vencem Boston Celtics no primeiro duelo na final do Este

Miami Heat vencem Boston Celtics no primeiro duelo na final do Este
Redação com Lusa

Tópicos

Equipa de Miami venceu por 118-107 no encontro em que Jimmy Butler foi a grande figura, ao fazer 41 pontos, nove ressaltos e cinco assistências.

Os Miami Heat adiantaram-se na final da conferência Este da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem na terça-feira os Boston Celtics, em casa, no primeiro encontro, por 118-107.

Jimmy Butler, com 41 pontos, nove ressaltos e cinco assistências, impulsionou a formação da Florida, vencedora da conferência na fase regular (53-29), à frente dos Celtics (51-31), 'carrascos' dos campeões em título Milwaukee Bucks (51-31), apesar dos contributos de Jayson Tatum e Jaylen Brown, autores de 29 e 24 pontos, respetivamente, e do suplente Payton Pritchard, com 18.

Apesar de desfalcados de Marcus Smart, lesionado num pé, e Al Horford, que entrou no protocolo covid-19, os Celtics até chegaram ao intervalo a vencer, por 62-54, mas um terceiro período implacável (39-14) abriu caminho ao triunfo dos Heat, que, só na segunda parte contaram com 27 pontos de Butler, que juntou ainda aos seus registos quatro roubos de bola e três bloqueios.

Butler tornou-se no sexto jogador da competição a conseguir estes números -- desde que em 1974 começaram a ser contabilizados roubos de bola e bloqueios --, reeditando os feitos de Anthony Davis, Hakeem Olajuwon, David Robinson, Kareem Abdul-Jabbar e James Harden, mas foi o primeiro a consegui-lo nos play-off.

O conjunto de Massachusetts, 17 vezes campeão e 21 vezes vencedor da conferência, depois de ter convertido apenas dois dos 15 lançamentos no terceiro período, ainda corrigiu no quarto parcial, adiantando-se por 31-25, sem conseguir evitar o primeiro triunfo dos Heat, que conquistaram três títulos da NBA e seis do Este.

As duas equipas voltam a defrontar-se na quinta-feira, na ​​​​​​​FTX Arena de Miami, no segundo jogo da final do Este, disputada à melhor de sete jogos.