Lebron James MVP da fase regular

O extremo tornou-se igualmente no primeiro jogador a conseguir marcar mais de 30 pontos e ter médias de lançamentos superior a 60 por cento em seis encontros consecutivos.

O extremo Le Bron James, dos campeões Miami Heat, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da Liga Norte-americana de basquetebol (NBA), conquistando o galardão pela quarta vez, a segunda consecutiva.

"King" James foi o melhor jogador da primeira fase em quatro das últimas cinco edições da NBA, tendo o seu reinado sido apenas interrompido em 2010/11 pelo base Derrick Rose (Chicago Bulls), que se lesionou com gravidade na última temporada e ainda não voltou a jogar.

A grande estrela dos Heat torna-se o segundo jogador a ganhar quatro vezes o troféu em cinco anos, imitando Bill Russell (1961, 62, 63, 65), que ainda conquistou mais um galardão. Além de James e Russel apenas mais três jogadores conquistaram quarto ou mais prémios MVP: Kareem Abdul-Jabbar (seis), Michael Jordan (cinco), e Wilt Chamberlain (quatro).

Na votação, feita por especialistas e adeptos, LeBron James conseguiu 1.207 pontos, seguido por Kevin Durant (765), dos Oklahoma City Thunder, e Carmelo Anthony (475), dos New York Knicks.

Depois de ter ajudado os Miami Heat a ganhar o campeonato na última época -- foi também o MVP da final -, LeBron James ajudou este ano a equipa da Florida a ser a melhor equipa da fase regular, com um recorde do conjunto (66 vitórias e 16 derrotas).

Durante a fase regular, LeBron liderou os Heat em pontos marcados (26,8 por jogo), ressaltos (8,0 -- recorde pessoal) e assistências (7,3), além de ter batido as melhores marcas pessoais de percentagem de lançamentos de campo (56,5 por cento) e de triplos (40,6).