Este sábado há Clássico e é mais decisivo para o FC Porto

Este sábado há Clássico e é mais decisivo para o FC Porto
Catarina Domingos

Tópicos

FC Porto e Benfica jogam hoje (21h00) para a Liga, numa altura em que os dragões precisam da vitória para não se afastarem ainda mais do primeiro lugar.

Vindos de resultados distintos, FC Porto e Benfica defrontam-se este sábado (21h00) no Dragão Caixa, naquele que será o terceiro clássico entre as duas equipas, depois de um duelo ainda na pré-temporada e outro na Luz. As águias ganharam ambos por seis pontos (o primeiro por 79-73 e o segundo por 77-71), sendo que este confronto, para a 15.ª jornada, será mais importante para as contas dos azuis e brancos.

Derrotados em Oliveira de Azeméis na última ronda (81-66), os dragões são terceiros, com 23 pontos, e precisam de regressar aos triunfos para se manterem realisticamente na luta pelo primeiro lugar da fase regular, ainda que essa posição não seja determinante para o resto da época, como já considerou Moncho López noutras ocasiões. "No ano passado estivemos sempre na frente, mas chegámos ao final e perdemos o campeonato. [...] Temos é de estar bem no final", disse em entrevista a O JOGO, no mês passado.

Na antevisão a este desafio, o poste portista Miguel Miranda lembrou que "ninguém gosta de perder". "Jogadores e equipa técnica, que trabalham aqui todos os dias, sentem muito essas derrotas. A realidade é que já temos algumas que não queríamos ter, mas estamos a tentar ganhar", acrescentou, em declarações ao Porto Canal.

No sentido inverso, os encarnados, com apenas uma derrota em 14 jogos (27 pontos), poderão dar um passo importante para garantir o topo, até porque têm vantagem no confronto direto com a Oliveirense, que é segunda (25). "Estamos focados no nosso trabalho, em continuarmos a manter o primeiro lugar e vamos lá para conseguir mais uma vitória", assegurou o extremo João Soares à BTV.