Inês Henriques: "Perguntam-me se vai ser recorde do mundo"

Inês Henriques: "Perguntam-me se vai ser recorde do mundo"

Portuguesa Inês Henriques, campeã e recordista mundial dos 50 km marcha, manifestou-se confiante para alcançar o primeiro lugar nos Campeonatos do Mundo das Nações.

A portuguesa Inês Henriques, campeã e recordista mundial dos 50 km marcha, manifestou-se confiante para alcançar o primeiro lugar nos Campeonatos do Mundo das Nações, competição que tem lugar em Taicang, na China. "Estou bem preparada, acredito nas minhas capacidades e sei que posso fazer uma boa prova, embora as condições do clima possam influenciar a corrida. Acima de tudo e apesar da responsabilidade, quero divertir-me e desfrutar, porque é isso que me tem feito fazer bons resultados", disse aos jornalistas a atleta natural de Rio Maior, numa pausa do estágio, em Albufeira, no Algarve.

A marchadora portuguesa acredita que, se as condições climatéricas forem favoráveis, será possível fazer melhor ou seja, bater o seu próprio recorde mundial: "Perguntam-me se vai ser recorde do mundo. Não sei, se ninguém fizer melhor do que eu, será."

A prova de 50 km do campeonato do mundo de marcha por equipas está marcada para o dia 05 de maio, em Taicang, na China

A atual recordista mundial afirmou que "a preparação para a prova está a correr muito bem, não estando ainda definida a estratégia nem o ritmo" para a corrida.

"Eu e o meu treinador vamos definir a estratégia, mas tenho sempre os meus objetivos em mente, sem a preocupação com o que as outras atletas possam fazer. Vou fazer na referência do que eu posso fazer", frisou.

De acordo com Inês Henriques, a marcha é uma corrida dinâmica com alternância de liderança, "onde aos 40 km podem estar umas atletas à frente e aos 50, podem estar outras".

"Tenho confiança nas minhas capacidades, e estou confiante pelos muitos quilómetros que tenho ao longo da minha carreira", concluiu.

A atleta do Clube de Natação de Rio Maior integra a comitiva de 12 atletas que vai representar Portugal nos Campeonatos do Mundo das Nações de marcha, competição que tem lugar em Taicang, na China, nos dias 05 e 06 de maio.

Além de Inês Henriques, vão participar nos campeonatos, Pedro Isidro (50 km marcha masculinos), Ana Cabecinha, Edna Barros e Mara Ribeiro (20 km marcha feminino), João Vieira, Miguel Carvalho e Miguel Rodrigues (20 km marcha masculinos), Joana Pontes, Inês Reis e Maria Bernardo (10 km marcha juniores femininas) e Paulo Martins (10 km marcha juniores masculinos).

Os atletas selecionados cumprem um estágio de preparação até ao dia 27 de abril numa unidade hoteleira de Albufeira, no Algarve.