Comité Olímpico atribui prata de Londres'2012 a duas atletas russas

Comité Olímpico atribui prata de Londres'2012 a duas atletas russas

Ekaterina Poistogova e Tatyana Tomashova cumpriram suspensões por doping

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou esta quarta-feira que vai atribuir medalhas de prata a duas atletas russas que cumpriram suspensões por doping, na sequência de resultados nos Jogos Olímpicos de Londres'2012.

Depois de ter impedido melhorias de resultados em casos anteriores, o COI decidiu atribuir prata a Ekaterina Poistogova, quarta nos 800 metros, e a Tatyana Tomashova, quarta nos 1.500 metros, depois de ambas terem sido suspensas por doping.

A atribuição da medalha de prata resulta, por um lado, do facto de outras atletas, que terminaram as provas à frente russas, terem sido desclassificadas por uso de doping. Por outro, tanto as análises de Poistogova como as de Tomashova, recolhidas nos Jogos Olímpicos de 2012, estavam limpas.

Poistogova foi banida por dois anos em 2017, depois de uma investigação da Agência Mundial Antidopagem (AMA) ter descoberto que a atleta admitiu ter usado substâncias proibidas, enquanto Tomashova tinha sido impedida de disputar os Jogos de Pequim'2008 depois de adulterar um teste antidoping.