A tarefa parece simples: voltar a Lousada para fazer 100 quilómetros

A tarefa parece simples: voltar a Lousada para fazer 100 quilómetros

E que tal ter 15 horas para fazer 100 quilómetros? O JOGO oferece 10 inscrições na prova de que decorrerá em Lousada a 1 de abril

Correr 100 quilómetros no dia 1 de abril em Lousada está, afinal, ao alcance de muitos. Na verdade, O JOGO até oferece 10 inscrições, a organização ainda facilita a vida a quem acha cedo começar pela árdua tarefa de cumprir 43 voltas ao circuito de pouco mais de dois quilómetros, o vencedor do ano passado, Luís Gil, diz que volta com prazer ao local onde viveu um dos dias mais felizes da vida.
A segunda edição dos 100 K inclui, além da citada ultramaratona, a mesma distância em estafetas de quatro elementos, a possibilidade de correr a solo os 42,195 da prova rainha do atletismo ou dividir essa distância por equipas de três elementos. Tudo tendo o complexo desportivo de Lousada como partida e chegada das quatro provas - tudo começa às 9h00 de 1 de abril -, palco onde a organização conta ter mais de 300 participantes em representação de sete nacionalidades.
O que será correr uma centena de quilómetros, mesmo que o tempo limite seja de 15 horas? Luís Gil fez carreira como marchador - representou a seleção nacional em sete ocasiões - e começou a aventura das ultramaratonas precisamente em Lousada. "Um dos dias mais felizes da minha", garante com o entusiasmo com que assegura que correr tanto tempo num circuito está longe de ser repetitivo. "São 43 voltas", começa por recordar antes de dar dicas sobre como em 2016 manteve a motivação a cada quilómetro. "Por se tratar de um circuito há sempre os momentos em que passámos por alguém mais velho, mais lento e em dificuldades e nesses momentos olho para essas pessoas como sendo heróis, pessoas que apesar da dificuldade não deixam de tentar alcançar um objetivo", conta com a mesma simplicidade com que faz parecer simples dar aquelas 43 voltas. O ano passado Luís Gil gastou "apenas" 7h24m27s.
O JOGO oferece, na verdade, 10 inscrições que deverão ser feitas até à data limite (dia 15 de Março). Para tal, basta ir ao site da prova e inscreverem-se, ignorando o email que receberão com instruções para pagamento. Importante: Em observações colocar O JOGO. Inscrições AQUI