Depois de ter ficado na terceira e última posição da terceira bateria da ronda inaugural
Corpo do artigo
A portuguesa Yolanda Hopkins vai enfrentar a costa-riquenha Brisa Hennessy e a norte-americana Bella Kenworthy na primeira ronda de eliminação da etapa portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorre em Peniche.
Isto, depois de ter ficado este sábado na terceira e última posição da terceira bateria da ronda inaugural, ao fazer 7,64 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (3,87 e 3,77), atrás da francesa Johanne Defay (vencedora em 2024), que pontuou 7,97, num "heat" ganho pela campeã mundial Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, que ganhou em Supertubos em 2023.
"Estavam condições bastante difíceis, o vento estava bastante agressivo. No início do 'heat' [bateria] não sei o que é que se passou, fiquei presa no 'inside' [zona de rebentação], e não consegui passar lá para fora. Perdi à volta de cinco, sete minutos, e acho que isso puxou-me um bocadinho para trás e tive que recuperar o ritmo", disse aos jornalistas a bicampeã europeia (2023 e 2024).
Na segunda bateria da repescagem vão estar em ação as brasileiras Tatiana Weston-Webb, vencedora da prova na Praia de Supertubos em 2022, e Luana Silva, bem como a experiente norte-americana Lakey Peterson, que foi vice-campeã no ano em que "Tati" ergueu o troféu.
No quadro masculino, o outro atleta português em competição, Frederico Morais, também vai disputar as repescagens, defrontando o brasileiro Deivid Silva e o norte-americano Jake Marshall na primeira bateria da ronda de eliminação.
Na segunda bateria das repescagens vão competir o brasileiro João Chianca, vencedor da etapa portuguesa em 2023, o havaiano Seth Moniz e o francês Marco Mignot.
Depois, é a vez do duelo entre os brasileiros Ian Gouveia e Edgard Groggia, e o australiano Liam O'Brien, com o marroquino Ramzi Boukhiam, o australiano George Pittar e o brasileiro Samuel Pupo a disputarem a quarta e última bateria da fase a eliminar, com o último classificado de cada um dos confrontos a despedir-se da competição.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto pela organização, as repescagens da competição masculina não se realizaram hoje, face ao agravamento das condições climatéricas e do estado do mar, estando programada nova chamada para domingo, às 6h45.
A prova portuguesa é a terceira etapa do circuito mundial e decorre entre os dias 15 e 25 de março na Praia de Supertubos, em Peniche, Leiria.