WPA insta o COI a aprimorar protocolo de proteção contra a covid-19 nos Jogos Olímpicos
Diretor da Associação Mundial de Jogadores considera que as medidas aplicadas pelo Comité Olímpico Internacional "carecem do mesmo rigor" visto em equipas profissionais
Corpo do artigo
Brendan Schwab, diretor executivo da Associação Mundial de Jogadores (WPA), instou o Comité Olímpico Internacional (COI) a aprimorar o protocolo de proteção contra a covid-19 dos Jogos Olímpicos em Tóquio, criticando a demora na sua implementação.
"O COI tem de garantir, urgentemente, proteção de classe mundial contra a covid-19 nos Jogos Olímpicos. Apesar de ter o benefício de tempo, conhecimentos e experiência para os preparar, é alarmante que, tão perto da abertura prevista, as medidas [de controlo] fiquem tão longe dos padrões exigidos", afirmou o responsável da WPA, à BBC.
Brendan Schwab demonstrou, ademais, preocupação pelas "novas e mais nocivas variantes do coronavírus" surgidas em vários países à escala global e pelo "lançamento global de vacinas extremamente inconsistente", que tem suscitado a eventual suspensão de patentes de fabrico.
O diretor executivo da Associação Mundial de Jogadores considerou, ainda à BBC, que os protolocos de proteção contra a covid-19 feitos pelo COI "carecem do mesmo rigor" aplicado no seio de equipas profissionais nos últimos meses.
As afirmações de Brendan Schwab surgem no mesmo dia em que o presidente do COI, Thomas Bach, assegurou que pelo menos 75% dos residentes na aldeia olímpica de Tóquio"2020 "já foi vacinado ou planeia fazê-lo" antes da competição.
O líder do organismo garantiu, inclusive, que será fornecido pessoal médico adicional para os Jogos Olímpicos, já que muitos japoneses temem que o evento desportivo coloque maior pressão sobre o sistema de saúde do país.
A cidade de Tóquio encontra-se, atualmente, em estado de emergência, que se deverá estender até ao final de maio, devido ao considerável aumento do número de casos de infeção pelo coronavírus, pelo que a maioria da população local tem até se oposto à realização da prova.
Os Jogos Olímpicos'2020, adiados por um ano devido à pandemia de covid-19, arrancam no próximo dia 23 de julho e terminam a 8 de agosto.