Com um conceito inovador e inclusivo, a Wings for Life World Run permite que qualquer pessoa participe, independentemente do local onde se encontra.
Corpo do artigo
A maior corrida solidária do planeta está de regresso. Este domingo, 4 de maio, às 12h00 (hora de Portugal Continental), realiza-se mais uma edição da Wings for Life World Run, uma iniciativa que junta participantes de todo o mundo com um objetivo comum: apoiar a investigação científica dedicada à cura das lesões da espinal medula.
Com um conceito inovador e inclusivo, a Wings for Life World Run permite que qualquer pessoa participe, independentemente do local onde se encontra. Através da aplicação móvel Wings for Life World Run, os participantes podem correr em qualquer parte do mundo. Em Lisboa, haverá uma APP Run organizada no Parque das Nações, com partida marcada para o Parque Tejo, junto à Torre Vasco da Gama. O percurso, com 4,5 quilómetros, é praticamente plano e inclui zonas de alcatrão, terra e passadiços de madeira. Os inscritos beneficiam ainda de uma área de abastecimento.
As inscrições estão abertas em www.wingsforlifeworldrun.com e têm o custo de 18 euros. Este valor reverte, na totalidade, a favor da Fundação Wings for Life, que financia projetos de investigação científica centrados nas lesões da espinal medula.
Em Portugal, os conhecidos Iron Brothers são os novos embaixadores da corrida, juntando-se a esta causa solidária e ao grupo de participantes que marcará presença no Parque das Nações. A edição de 2024 registou um aumento de 30% no número de inscritos, com 265 818 participantes de 192 nacionalidades, em 169 países dos cinco continentes. No total das 11 edições já realizadas, foram angariados 51,93 milhões de euros.
O formato da corrida também se destaca por não ter uma meta fixa. Em vez disso, os participantes correm até serem alcançados por um “carro-meta”, real ou virtual, que arranca 30 minutos após o início da prova e vai aumentando progressivamente a sua velocidade até atingir os 35 km/h.
No plano desportivo, os vencedores globais da última edição foram o japonês Tomoya Watanabe, com 70,09 quilómetros percorridos, e a polaca Dominika Stelmach, que correu 55,02 quilómetros. A Wings for Life World Run conta ainda com embaixadores de renome, como Mondo Duplantis, Neymar, Siya Kolisi, Lindsey Vonn, Sébastien Loeb, Marc Márquez ou Dani Pedrosa. O treinador alemão Jürgen Klopp, responsável pelas equipas de futebol da Red Bull, participa este ano pela primeira vez e lançou a equipa “Kloppo & Friends”, aberta a todos os que se queiram juntar.