Português da UAE Emirates foi quem melhor respondeu ao dinamarquês na subida a Valdezcaray e reforçou terceiro lugar na geral
Corpo do artigo
Jonas Vingegaard venceu isolado a nona etapa da Volta a Espanha, graças a um ataque final na subida à Estação de Esqui de Valdezcaray, mas o ataque do dinamarquês da Visma-Lease a Bike ainda não foi suficiente para tirar a camisola vermelha a Torstein Traeen, da Bahrain-Victorious.
João Almeida foi quem melhor respondeu ao grande favorito da corrida, terminando a 24 segundos e lado a lado com Thomas Pidcock, o que também lhe permitiu aproximar-se do líder da corrida, mantendo a terceira posição.
A nona etapa jogou-se toda na subida final, que tinha 13,3 km inclinados a 5,2% e mais duros na fase inicial. Devido a isso, a Visma jogou a sua cartada logo na fase inicial, acelerando o pelotão com Matteo Jorgenson, que lançou o ataque de Vingegaard a 11 km do final. Só Giulio Ciccone, da Lidl-Trek, conseguiu responder e João Almeida, colocado mais atrás no pelotão, foi surpreendido.
Ciccone acabou por não aguentar o ritmo do dinamarquês, enquanto mais atrás de assistia a mais uma “Almeidada”, a perseguição do português que anulou quase toda a concorrência. Só Pidcock o conseguiu seguir, aproveitando o trabalho do caldense da UAE Emirates para ser segundo na etapa.
Na geral, Traaen tem agora 31 segundos de vantagem sobre Vingegaard e João Almeida ficou a apenas 1m11s. Pidcock subiu a quarto, a 1m33s da “roja”, e Felix Gall é quinto, a 1m46s.
Esta segunda-feira a Vuelta gozará o seu primeiro dia de descanso, regressando no dia seguinte com mais um final em montanha, a primeira categoria de Ferial Larra Belagua.