Vuelta: Vingegaard manteve liderança, João Almeida em histórico segundo lugar
Caldense da UAE Emirates não conseguiu destronar o dinamarquês, que venceu na Bola del Mundo, mas vai igualar o melhor resultado de Joaquim Agostinho
Corpo do artigo
Jonas Vingegaard, da Visma-Lease a Bike, venceu a 20.ª e penúltima etapa e garantiu a conquista da Volta a Espanha ao chegar isolado ao alto da Bola del Mundo, com João Almeida a garantir o segundo lugar, igualando a melhor posição de sempre de um português, depois de Joaquim Agostinho ter obtido o mesmo resultado na Vuelta de 1974.
O português da UAE Emirates fez o que lhe competia, acelerando a três quilómetros do alto, quando a difícil escalada entrou num duro piso de cimento, mas nunca conseguiu deixou para trás os principais rivais, Vingegaard e Jai Hindley. Este ainda atacou Almeida, que lhe respondeu, mas já não tendo forças para seguir o dinamarquês, que seguiu sozinho nos últimos 1,1 km.
Na meta, Almeida foi apenas quinto, a 22 segundos do camisola vermelha, que deixou a 11 segundos o seu colega Sepp Kuss, a 13 o australiano Jai Hindley e a 18 o britânico Tom Pidcock. Este, correndo pela Q36.5, garantiu o terceiro lugar, melhor resultado da sua carreira.
Na geral, Vingegaard fechará a corrida, que este domingo terá a etapa de consagração em Madrid, com João Almeida a 1m16s, Pidcock a 3m11s e Hindley, da Red Bull-Bora, a 3m41s.