Belga da Visma-Lease a Bike reforçou a sua liderança ao bater Kaden Groves
Corpo do artigo
Wout van Aert, líder da Volta a Espanha, venceu a última das três etapas disputadas em Portugal, ao arrancar cedo e conseguir manter a velocidade na chegada a Castelo Branco, após 191,2 km desde a Lousã.
O belga de 29 anos terminou o jejum que durava desde fevereiro e ficou ainda mais isolado na dianteira, graças aos 10 segundos de bonificação do triunfo.
O corredor completo da Visma-Lease a Bike não se deixou incomodar com um final a alta velocidade – média de 53,6 km/h nos últimos 10 km – e surpreendeu o australiano Kaden Groves, que o batera em Ourém, ao fazer um sprint longo. Jon Aberasturi, da Euskaltel-Euskadi, foi o terceiro na meta, completando o dia em destaque da equipa basca.
Luis Ángel Maté, o veterano da Euskadi que termina este ano a carreira, foi de novo o primeiro a fugir, logo ao quilómetro zero, e venceu as duas contagens de montanha do dia, tornando-se no melhor trepador da corrida. Numa fuga de quatro espanhóis, que tinha ainda dois homens da Kern Pharma, foi Xabier Isasa, também da Euskadi, o que mais tempo resistiu, sendo apanhado a 20 quilómetros da meta.
Entre os portugueses o melhor foi Rui Costa (EF-EasyPost), em 21.º, seguido de Nelson Oliveira (Movistar), em 24.º, e de João Almeida (UAE Emirates), em 48.º. Todos chegaram com o mesmo tempo do vencedor, o que até permitiu ligeiras subidas: Almeida passou a ser nono da geral, a 32 segundos de Van Aert, e Oliveira o 10.º, a 33 segundos. Rui Costa trepou para 58.º.