Vuelta: Remco Evenepoel confirma vitória final, João Almeida sobe ao quinto lugar

.
AFP
Richard Caparaz venceu isolado a temível 20.ª etapa, em Navacerrada
A subida de João Almeida ao quinto lugar da geral, por troca com Carlos Rodríguez, foi a maior mexida entre os dez primeiros da classificação geral da Volta a Espanha, que se definiu de vez na dura 20.ª etapa, em Navacerrada, pois amanhã será dia de consagração em Madrid. O belga Remco Evenepoel, da Quick-Step, confirmou a vitória final, à frente dos espanhóis Enric Mas e Juan Ayuso.
A etapa das cinco montanhas foi ganha por Richard Carapaz, que também confirmou a conquista da camisola das bolinhas azuis, de melhor trepador, pois o campeão olímpico foi o único de uma numerosa fuga que resistiu à perseguição do grupo dos favoritos.
Foi um prémio de consolação para a INEOS, que percebeu cedo ir perder o quinto lugar na geral do jovem Carlos Rodríguez, debilitado pela queda de quinta-feira.
O espanhol atrasou-se várias vezes, a última delas na subida final, quando João Almeida, que precisava de lhe recuperar 25 segundos, impôs o ritmo no grupo dos favoritos, para lhe ganhar 1m06s. Thyman Arensman, segundo na etapa, aproveitou e subiu a sexto.
O quinto lugar na Vuelta será o terceiro top 10 do caldense de 24 anos em Grandes Voltas, depois de ter sido quarto e sexto no Giro, em 2020 e 2021. Para a UAE Emirates será mais importante, no entanto, a terceira posição de Juan Ayuso, que aos 19 anos é o segundo ciclista mais novo da história a subir ao pódio de uma Grande Volta.
Numa corrida dominada por jovens, Evenepoel confirmou, aos 22 anos, também ter talento para corridas de três semanas, enquanto Enric Mas, de 27 anos, foi pela terceira vez o segundo e provou ser o agora único líder da Movistar, dada a reforma de Alejandro Valverde.

