Martinez, o mais novo líder da Vuelta de sempre, assume o primeiro posto por troca de Remco Evenepoel
Corpo do artigo
O ciclista norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) venceu hoje a solo a sexta etapa da Volta a Espanha, com o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ), de apenas 20 anos, a assumir a liderança da geral.
Kuss, de 28 anos, cumpriu os 183,1 quilómetros entre La Vall d"Uixó e o Observatório Astrofísico de Javalambre em 4:27.29 horas, batendo por 26 segundos o novo líder da geral, segundo, e por 31 o também francês Romain Bardet (dsm-firmenich), terceiro.
Martinez, o mais novo líder da Vuelta de sempre, assume o primeiro posto por troca de Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), surpreendido por uma fuga numerosa, primeiro, e um ataque da Jumbo-Visma, depois, e tem oito segundos de vantagem para Kuss, segundo, com o espanhol Marc Soler (UAE Emirates) em terceiro, a 51.
16942639
16945151
Quanto à vitória do dia, esta "etapa brutal", como a classificou Juan Ayuso, teve Rui Costa na fuga do dia mas em Kuss o grande protagonista, sobretudo a partir dos últimos 2.500 metros, quando se isolou para não mais ser alcançado e erguer os braços, sorridente, já depois de o colombiano Einer Rubio (Movistar) se ter isolado, num grupo que integrava grandes nomes como os espanhóis Mikel Landa (Bahrain-Victorious), quarto, ou Marc Soler, quinto.
"Foi incrivelmente difícil. Queríamos ir para a fuga para testar a QuickStep e sabíamos que seria um dia difícil para eles controlarem. Foi o objetivo principal. Agradeço aos meus colegas de equipa na fuga pelo seu trabalho, eu senti-me sempre superbem. (...) Não estou [a pensar na luta pela geral]. Para mim, já vencer uma etapa é incrível. Um dia de cada vez", declarou o vencedor do dia.
A Vuelta voltou a registar abandonos importantes, no caso o italiano Andrea Bagioli (Soudal-QuickStep), gregário de Evenepoel, e o australiano Jay Vine (UAE Emirates), que estaria ao serviço de Ayuso e Almeida.
Nelson Oliveira (Movistar) é 55.º na geral, com Rui Costa a subir a 72.º, André Carvalho (Cofidis) a seguir em 152.º e Rui Oliveira (UAE Emirates) em 159.º.
Na sexta-feira, a sétima etapa liga Utiel a Oliva em 200,8 quilómetros sobretudo planos.