João Almeida selecionou o grupo de favoritos na subida final, foi décimo na etapa e ficou a 38 segundos da camisola vermelha
Corpo do artigo
João Almeida colocou-se a 12 segundos do segundo lugar da Volta a Espanha, ao gerar o atraso de Torstein Traeen, norueguês que cedeu a liderança a Jonas Vingegaard no final da décima etapa, ganha por Jay Vine, colega do português na UAE Emirates.
Vine entrou de novo na fuga do dia, para defender a sua camisola de líder da montanha e acabou por conquistar pela segunda vez uma etapa na Vuelta, tal como fizera em 2022, aumentando os êxitos da UAE Emirates esta época para 77, já perto do recorde absoluto de uma equipa (85). O australiano foi o mais forte do grande grupo que animou os 175,3 km até El Ferial Larra Belagua, uma subida de primeira categoria, deixando Pablo Castrillo, da Movistar, a 35 segundos.
No pelotão, a novidade foi ver Juan Ayuso acelerar o ritmo em trabalho para João Almeida. O português atacou duas vezes, deixando para trás Torstein Traeen, que perdeu 1m03s para os principais rivais.
Sem conseguir descolar Jonas Vingegaard, Almeida limitou-se a entrar no grupo de dez corredores que restou, sendo o décimo da etapa e mantendo o terceiro lugar da geral, mas com uma diferença significativa: Jonas Vingegaard regressou ao comando, tendo agora Traeen a 26 segundos e o português a 38 segundos. Tom Pidcock é quarto, a 58 segundos.