Volta vai na quarta-feira para a estrada
Corpo do artigo
O pelotão da Volta a Portugal, que vai na quarta-feira para a estrada com apenas 111 ciclistas, é o mais pequeno desde 2020, ano de uma edição especial condicionada pela pandemia de covid-19.
É preciso recuar cinco anos para encontrar um pelotão tão curto, com essa Volta a Portugal, com menor número de etapas e deslocada para finais de setembro/início de outubro, a ter apenas 98 ciclistas.
Desde essa edição especial, os ciclistas que alinharam na prova rainha do calendário nacional superaram quase sempre os 120 (apenas no ano passado, o pelotão ficou abaixo dessa ‘fasquia’, com 119).
O cenário só não é pior porque a norte-americana Skyline, cujo nome nem consta no livro oficial da prova, foi incorporada à lista de equipas participantes nos dias prévios ao arranque da 86.ª edição, que começa na quarta-feira, na Maia, e termina em 17 de agosto, em Lisboa.
Longe estão já números expressivos como os de 2000, quando 179 corredores alinharam à partida da prova, um registo que figura como o recorde de inscritos.