O português caiu a cerca de 10 quilómetros da meta, na primeira etapa da prova.
Corpo do artigo
O ciclista português Tiago Machado (Katusha-Alpecin) caiu esta quarta-feira a cerca de 10 quilómetros da meta na primeira etapa da Volta ao Algarve e perdeu 7m40s, que o deixam fora da luta pela geral.
À chegada a Lagos, 192,6 quilómetros após a partida de Albufeira, Tiago Machado disse que caiu depois de uma queda de outro ciclista à sua frente, que o fez dar um mortal e bater com a cabeça no chão.
Apesar de ter acabado a etapa, o português revelou sentir dores na cabeça e nas costas, além de ter uma ferida no joelho esquerdo.
"O ciclismo é feito de altos e baixos, como as montanhas de uma etapa rainha numa grande volta. Ainda há dias tive um 'alto' [vitória na Prova de Abertura], mas a alegria de pobre dura pouco, como diz o famoso provérbio popular! Hoje, infelizmente, tive literalmente um 'baixo', ao ser vítima de uma queda a cerca de 10 quilómetros para o final", escreveu Machado, na sua página do Facebook.
O corredor revelou ter sido difícil seguir em prova, porque bateu "com alguma violência na estrada" com a cabeça e sentia-se atordoado.
"Mas lá consegui chegar ao fim com toda a pompa e circunstância, escoltado pela polícia, médico da prova, carro de apoio da Team Katusha-Alpecin e, claro está, o carro vassoura. Amanhã [quinta-feira] novo dia e espero poder seguir em prova", frisou.
Tiago Machado foi o último português a chegar ao pódio da Volta ao Algarve, em 2015, ano em que repetiu o terceiro lugar alcançado em 2010.
A primeira etapa foi ganha ao sprint pelo holandês Dylan Groenewegen (Lotto NL-Jumbo), em 4h47m58s, à frente dos franceses Arnaud Demare (FDJ) e Hugo Hofstetter (Cofidis).