Britânico e português deram mais um festival a subir e tiveram tempo para combinar a ordem de chegada. Yates ganhou e reforçou amarela
Corpo do artigo
A sétima etapa da Volta à Suíça teve a terceira dobradinha consecutiva da UAE Emirates, com Adam Yates à frente de João Almeida, mas desta vez num festival inédito: o britânico e o português chegaram juntos, isolados, e com tempo para darem as mãos e depois apontarem um ao outro em cima do risco de meta.
Yates conservou a camisola amarela, agora com 31 segundos de vantagem sobre Almeida e a dupla irá decidir este domingo, no contrarrelógio final, quem conquista a geral.
A Ineos ditou o ritmo na subida final da última etapa em linha, ajudando a eliminar o único fugitivo que restava, mas a decisão surgiu a 2,8 km do alto, quando João Almeida atacou no seu passo demolidor. Só Yates, Wilco Kelderman e Matthew Riccitello conseguiram juntar-se ao português, para depois ser o britânico da UAE a acelerar, apenas com Almeida na roda.
A dupla fez junta o último quilómetro, com tempo para um festejo tranquilo, pois mesmo assim Riccitello chegou 14 segundos depois.
A Volta à Suíça termina este domingo, com um contrarrelógio de 15,7 km entre Aigle e Villars-sur-Ollon. Os últimos 10,2 km são a subir e Almeida parte como favorito, embora seja difícil recuperar 31 segundos para Yates, que se defende bem no exercício solitário e está perto do triunfo final.
CLASSIFICAÇÕES
7.ª ETAPA:Villars-sur-Ollon a Villars-sur-Ollon (118,2 km)
1.º Adam Yates (UAE Team Emirates), 3h05m41s
2.º João Almeida (UAE Team Emirates), m.t.
3.º Matthew Riccitello (Israel - Premier Tech), a 14s
4.º Wilco Kelderman (Visma | Lease a Bike), a 16s
5.º Mattias Skjelmose (Lidl - Trek), m.t.
6.º Egan Bernal (INEOS Grenadiers), m.t.
7.º Oscar Onley (Team dsm-firmenich PostNL), m.t.
8.º Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), m.t.
9.º Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale Team), a 32s
10.º Enric Mas (Movistar TeamI), a 35s
GERAL INDIVIDUAL
1.º Adam Yates (UAE Team Emirates), 19h45m17s
2.º João Almeida (UAE Team Emirates), a 31s
3.º Egan Bernal (INEOS Grenadiers), a 1m51s
4.º Mattias Skjelmose (Lidl - Trek), a 2m50s
5.º Matthew Riccitello (Israel - Premier Tech), a 3m02s