Volta a Portugal: Oier Lazkano ganha em fuga, Amaro Antunes mantém a amarela
Corredor da Caja Rural conseguiu resistir às acelerações do pelotão, mas o seu triunfo não afetou a liderança da W52-FC Porto na geral
Corpo do artigo
Oier Lazkano, corredor da Caja Rural-Seguros RGA, venceu a terceira etapa da Volta a Portugal, que teve 171,9 km entre Felgueiras e Viseu.
O triunfo do jovem de Vitoria, que tem 20 anos e está na segunda época como profissional, nada alterou na classificação geral, que continua a ser liderada por Amaro Antunes (W52-FC Porto), com Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13 segundos.
Foi um ataque da Rádio Popular-Boavista ao km 105, na subida para Bigorne, que isolou um grupo de sete onde, além de Lazkano, estavam Willem Smit e Ángel Madrazo (Burgos-BH), Venceslau Fernandes (Kelly-Simoldes-UDO) e Hugo Nunes, Daniel Silva e David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista).
Já depois da montanha o espanhol isolou-se e atingiu a meta de Viseu com o pelotão, reduzido a 41 corredores, a 15 segundos. Entre os principais homens da classificação apenas Simon Carr, que era décimo e líder da Juventude, não chegou no primeiro grupo.
Na quinta-feira, a quarta etapa começa na Guarda e segue para a 'mítica' subida à Torre, com 148 quilómetros e duas contagens de montanha, uma de segunda e outra de terceira categorias, antes da categoria especial do ponto mais alto de Portugal continental.
3ª ETAPA: FELGUEIRAS-VISEU (171,9 Km)
1.º Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA)
2.º Daniel McLay (Team Arkéa-Samsic), a 15s
3.º Leangel Linarez (Miranda-Mortágua), mt
4.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt
5.º Mauro Finetto (Nippo Delko Provence), mt
Classificação geral individual
1.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), 13h14m12s
2.º Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 13s
3.º Gustavo Veloso (W52-FC Porto), a 1m13s
4.º João Benta (Rádio Popular-Boavista), a 1m17s
5.º Joni Brandão (Efapel), a 1m20s
6.º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua), a 1m25s
7.º Vicente G. Mateos (Aviludo-Louletano), m.t.
8.º João Rodrigues (W52-FC Porto), a 1m29s
9.º Alejandro Marque (Atum General-Tavira), a 1m38s
10.º Ricardo Vilela (Burgos BH), a 1m45s