Quinta etapa não alterou a classificação geral, que teve Jóni Brandão penalizado em 20 segundos
Corpo do artigo
Águeda acolheu o primeiro final ao sprint desta Volta a Portugal, ganho por Daniel McLay (Arkéa-Samsic). A classificação geral não sofreu alterações e continua a ser liderada por Amaro Antunes (W52-FC Porto), com Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a 13 segundos e Gustavo Veloso (W52-FC Porto) a 1m13s.
A saída de Oliveira do Hospital, para uma quinta etapa com 176,3 km sem grandes dificuldades, foi em manhã de chuva e deu-se marcada pelo anúncio da penalização de 20 segundos a Jóni Brandão (Efapel), por abastecimento irregular na etapa que ganhara na véspera, na Torre.
O líder da Efapel passou a distar 1m37s de Amaro Antunes, margem que a própria equipa assumiu como irrecuperável.
Após uma primeira hora muito rápida (45,8 km), formou-se uma fuga de cinco homens: Héctor Sáez (Caja Rural-Seguros RGA), Mauro Finetto (Nippo Delko Provence), Anthony Delaplace (Team Arkéa-Samsic), Fábio Costa (Kelly-Simoldes-UDO) e Hugo Sancho (Miranda-Mortágua).
Esse grupo pedalou isolado até 17 km de Águeda, com a Burgos-BH, interessada no sprint, a ajudar a W52-FC Porto na perseguição. Os fugitivos nunca tiveram mais de 3m40s de vantagem, uma margem perfeitamente controlada pelo pelotão.
Com a aproximação da meta, também a francesa Arkéa-Samsic impôs o ritmo, levando a um final em que Daniel McLay, sprinter da equipa francesa, foi o mais rápido.
McLay, britânico de 28 anos, já tinha oito vitórias internacionais, mas esta foi a sua primeira desta época.