Veterano do Atum General-Tavira surpreeendeu com um ataque à saída das Penhas da Saúde. Mauricio Moreira foi segundo e Abner Gonzalez o terceiro.
Corpo do artigo
Alejandro Marque, galego de Pontevedra com 39 anos, surpreendeu na montanha mais dura da Volta a Portugal, com um ataque que lhe permitiu vencer com 1m03s de vantagem para Mauricio Moreira (Efapel) e Abner Gonzalez (Movistar).
A etapa de montanha ficou marcada pelas intensas marcações entre os corredores das principais equipas, não tendo a W52-FC Porto, que atacou imenso com Amaro Antunes, Jóni Brandão e João Rodrigues, sido bem sucedida nessa estratégia, pois o seu melhor resultado foi o quarto lugar de Amaro Antunes, a 1m12s do galego da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.
Marque, vencedor da Volta em 2013, chegou a perder o contacto com o grupo dos favoritos nas primeiras rampas da Serra da Estrela, o ponto forte de uma etapa que teve 170,3 km e partiu da Sertã.
Foi Luís Gomes, da Kelly-Simoldes-UDO, e que iniciou a escalada dentro de um grupo de fugitivos, o primeiro a dar a sensação de que poderia vencer. Mas o corredor do Tavira, depois de recolar aos mais fortes, aproveitou o ritmo moderado para fugir à saída das Penhas da Saúde e quando faltavam 10 km.
Com a W52-FC Porto a lançar apenas ataques, com a Efapel a responder sempre por intermédio de Mauricio Moreira, que marcou Amaro Antunes e João Rodrigues, e Frederico Figueiredo, que vigiava Jóni Brandão, o grupo nunca teve um ritmo certo.
Quando Marque apanhou e depois ultrapassou Luís Gomes estava encontrado o novo camisola amarela. No grupo foram Mauricio Moreira, contrarrelogista que fez uma etapa sensacional, e o jovem Abner Gonzalez os melhores na aceleração feita na reta da meta, seguidos à distância por Amaro Antunes e Gustavo Veloso, este outro veterano do Tavira que pode discutir a vitória final.
A Volta a Portugal passou a ter um favorito inesperado depois da chegada à Torre, Alejandro Marque, mas as classificações ainda estão muito abertas, com os nove corredores seguintes separados por menos de um minuto.
A classificação geral ficou assim ordenada:
1.º Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), 13h16m14s
2.º Mauricio Moreira (Efapel), a 51s
3.º Abner Gonzalez (Movistar), a 1m08s
4.º Gustavo Veloso (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 1m09s
5.º Jóni Brandão (W52-FC Porto), a 1m26s
6.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), m.t.
7.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), a 1m30s
8.º João Rodrigues (W52-FC Porto), a 1m37s
9.º António Carvalho (Efapel), m.t.
10.º Frederico Figueiredo (Efapel), a 1m46s