Bardet e Frank van den Broek, ambos da equipa neerlandesa dsm-firmenich PostNL, foram os heróis da primeira etapa, aguentando por poucos metros uma fuga de 50 km
Corpo do artigo
Romain Bardet, francês de 33 anos, é o primeiro líder da 111.ª edição do Tour, pois venceu a etapa inaugural, com 206 km entre Florença e Rimini, graças a uma bela jogada da sua equipa, que colocou dois homens na frente e resistiu a uma dura perseguição do pelotão.
Para o líder da dsm-firmenich PostNL, que já foi segundo e terceiro à geral na Volta a França, fugiu a 50 km do final, juntando-se a uma fuga de seis elementos que nessa altura já perdia ciclistas. Na dianteira estava desde início (fuga a ao décimo quilómetros) o seu jovem colega Frank van den Broek, que deu uma ajuda fantástica quando se formou um duo da mesma equipa na dianteira.
Van den Broek levaria o prémio da combatividade, pois a dupla da dsm conseguiu terminar com 5 segundos de vantagem sobre Wout van Aert (Visma) e Tadej Pogacar (UAE Emirates), os dois melhores de um pelotão reduzido pelas seis montanhas da etapa.
Com os candidatos à geral bastante discretos, foi a EF Education-EasyPost a equipa que mais trabalhou para anular as fugas, deixando para Rui Costa a perseguição nos últimos quilómetros. A equipa procurava o triunfo com Alberto Bettiol, mas o italiano foi apenas décimo.
Rui Costa foi 39.º e João Almeida o 43.º, ambos integrados no grupo dos favoritos, que entrou na reta final tendo 50 corredores.