Vuelta: Vingegaard soma mais um triunfo para a Jumbo, Almeida mantém-se no top-10
João Almeida foi 11.º na chegada de montanha em Bejes e manteve o décimo lugar na geral. Equipa neerlandesa dedicou o triunfo ao acidentado Nathan Van Hooydonck
Corpo do artigo
Jonas Vingegaard, da Jumbo-Visma, venceu isolado a 16.ª etapa da Volta a Espanha, que teve 120,1 km entre Liencres Playa e Bejes. João Almeida, da UAE Emirates, terminou na 11.ª posição, a 1m09s, mantendo o décimo lugar da classificação geral, liderada por Sepp Kuss.
O dinamarquês que venceu a Volta a França não teve respostas à altura quando atacou nos 4,9 km da escalada final, terminando com 43 segundos de vantagem sobre Finn Fisher-Black, da UAE Emirates e único que o tentou perseguir, e com 1m01s para o primeiro grupo dos restantes favoritos, que incluia Juan Ayuso, Enric Mas, Aleksandr Vlasov e Primoz Roglic.
Com o seu triunfo, Vingegaard subiu ao segundo lugar da geral, agora a 29 segundos do seu colega Sepp Kuss, que continua a vestir a camisola vermelha. Primoz Roglic passou a ser o terceiro da geral e da Jumbo-Visma, a 1m33s do norte-americano.
A equipa neerlandesa queria conquistar a tirada após o dia de descanso para a dedicar a Nathan Van Hooydonck - seu corredor que esteve na Volta a França -, que sofreu um acidente de viação e se encontra em estado crítico.
João Almeida chegou a ditar o ritmo no grupo dos favoritos depois do ataque de Vingegaard e ainda fez uma aceleração para tentar fugir, mas já não foi capaz de responder a um ataque de Roglic antes do último quilómetro. Foram Juan Ayuso e Enric Mas os que melhor responderam ao esloveno.
O português, que chegou logo depois de Mikel Landa e Sepp Kuss, está agora a 8m43s do líder da Vuelta.
Rui Costa, da Intermarché-Circus-Wanty e vencedor da etapa anterior, foi 46.º, a 5m27s de Vingegaard.
17011660