Volta a Espanha: contrarrelógio reduzido a 12,2 km por questões de segurança
Organização retirou o caráter decisivo à etapa em que João Almeida ia tentar ganhar tempo, por 450 polícias serem insuficientes para vigiar 27,2 km
Corpo do artigo
O contrarrelógio de Valladolid, a disputar esta quinta-feira, e apontando como o penúltimo duelo entre Jonas Vingegaard e João Almeida na decisão da Volta a Espanha, vai perder o seu caráter decisivo, pois a organização anunciou que será reduzido de 27,2 para 12,2 quilómetros, por questões de segurança.
Estando escalados 450 polícias para vigiar o percurso, as autoridades tinham consciência de que seriam insuficientes para controlar protestos contra os ciclistas da Israel-Premier Tech, por esse número representar, em média, um agente a cada 60 metros. Na realidade a distância seria maior, pois as zonas de partida e chegada exigem maior proteção.
“Para ter uma maior proteção no desenrolar da etapa, a organização da Vuelta, em coordenação com a edilidade de Valladolid e após consultar o colégio de comissários, decidiu que o contrarrelógio terá 12,2 km, mantendo a partida e chegada previstas”, lê-se em comunicado da organização.
Há dois anos, no mesmo traçado e em 25 km, João Almeida ganhara 28 segundos a Jonas Vingegaard. Em metade da distância as diferenças serão mínimas, estando o português a 50 segundos do líder da Vuelta.