Edição 74 da Vuelta arranca no próximo sábado.
Corpo do artigo
A 74.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta terá três antigos campeões na linha de partida no sábado, em Salinas de Torrevieja, com uma lista de favoritos marcada por ausências de peso.
Este ano, a Vuelta tem um arranque tão marcado pelas ausências como pelos favoritos que se perfilam para tentar a vitória final, uma nota evidenciada pelo facto de que a lista de participantes não inclui um único antigo campeão na Volta a França, o que não acontece há seis anos.
De fora está o britânico Chris Froome (INEOS), ainda lesionado, campeão em 2011 e 2017, mas também o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain Merida), vencedor em 2010, além do colombiano Egan Bernal e do britânico Geraint Thomas (INEOS), os últimos dois campeões no 'Tour'.
Por seu lado, o vencedor da última das três grandes voltas do ano em 2018, o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott), também vai falhar a prova, assim como os franceses Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) e Romain Bardet (AG2R La Mondiale), o australiano Richie Porte (Trek Segafredo) ou o espanhol Mikel Landa (Movistar).
A Jumbo-Visma apontou a Vuelta como uma batalha para ganhar em 2019, levando o esloveno Primoz Roglic e o holandês Steven Kruiswijk como líderes, enquanto o colombiano Esteban Chaves vai encabeçar a Mitchelton-Scott e a Movistar também aposta em força a jogar em casa.
Além do campeão do mundo e vencedor da corrida há 10 anos, o espanhol Alejandro Valverde, o colombiano Nairo Quintana vai despedir-se da formação espanhola à procura da terceira vitória numa das grandes, após vencer a Volta a Itália em 2014 e em Espanha dois anos depois.
Sem Mikel Landa, o trio de líderes completa-se com o vencedor do 'Giro' no início da temporada, o equatoriano Richard Carapaz, outro candidato aos primeiros lugares da geral.
O francês Pierre Latour (AG2R La Mondiale) tem a oportunidade de ser chefe de fila, enquanto a INEOS volta a apostar na juventude, com o britânico Tao Geoghegan Hart como principal figura.
O lote de favoritos antes do arranque completa-se com o campeão de 2015, o italiano Fabio Aru (UAE Emirates), o colombiano Miguel Ángel Lopez (Astana) e o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), líder na ausência do compatriota Tom Dumoulin, que se muda na próxima época para a Jumbo-Visma.
Para as poucas chegadas ao sprint, os principais nomes são o colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), em estreia na Vuelta, o irlandês Sam Bennett (BORA-hansgrohe) ou o campeão holandês de fundo, Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step).
O traçado é este ano mais variado do que o habitual, com menos uma chegada em alto do que em 2018, com oito testes para os trepadores e candidatos à vitória final, quatro delas nos primeiros nove dias de prova.
Depois do contrarrelógio por equipas que abre a corrida no sábado, em Torrevieja, a subida a Javalembe, no quinto dia, começa a selecionar os favoritos, antes da passagem por Andorra, no nono dia, com menos de 100 quilómetros entre Andorra la Vela e Cortals d'Encamp.
Nesse dia, há uma primeira subida de primeira categoria, a Ordino, antes da passagem pelo 'temido' Col de la Gallina, um dos grandes testes da edição de 2018 e uma subida de categoria especial, acabando já depois de uma secção de empedrado a caminho de Cortals d'Encamp, a mais de 2.000 metros de altura.
Depois do primeiro dia de descanso, um contrarrelógio individual em Pau apresenta mais de 36 quilómetros, num exercício difícil e que criará diferenças grandes, antes do regresso da alta montanha.
Los Machucos (13.ª etapa), uma subida em dose dupla, testa o pelotão no norte de Espanha, antes das Astúrias, no 15.º e 16.º dias de corrida, com as ascensões em El Acebo e Cubilla.
Antes da chegada a Madrid, em 15 de setembro, há quatro contagens de montanha de primeira categoria na 18.ª etapa, com Navacerrada, La Morcuera e Cotos, antes da chegada a Toledo e da subida à Plataforma de Gredos, uma subida de terceira que servirá como última oportunidade para criar diferenças na geral.
A 74.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta arranca no sábado, com um contrarrelógio por equipas em Salinas de Torrevieja, terminando em 15 de setembro em Madrid.
11228622