Volta à Catalunha: Guerreiro e Almeida no pelotão, Rui Costa desiste devido a queda
Trio nacional perdeu cedo o poveiro, magoado numa perna. Ruben Guerreiro é 13.º e João Almeida terá amanhã um contrarrelógio para lutar pelos primeiros lugares.
Corpo do artigo
O jovem Andreas Kron (Lotto Soudal) venceu em Calella a primeira etapa da Volta à Catalunha e tornou-se no primeiro dinamarquês a liderar a corrida, tendo os portugueses João Almeida (Deceuninck-Quick Step) e Ruben Guerreiro (EF-Nippo) terminado no pelotão, enquanto Rui Costa desistiu.
O poveiro da UAE Emirates ficou envolvido numa queda coletiva logo nos primeiros dos 178 quilómetros, tendo prosseguido em prova, mas magoado. A 72 quilómetros do final as dores na perna esquerda obrigaram-no a abandonar.
Quanto a Guerreiro e Almeida, fizeram uma etapa calma. O primeiro foi nono no sprint do pelotão e 13.º da geral, o jovem da Deceuninck ficou na 27.ª posição.
A tirada ficaria decidida a 23 quilómetros do final, quando um quarteto se isolou, aproveitando a apatia do pelotão num momento em que a Movistar deixou de ditar o ritmo. Os quatro fugitivos terminaram com 16 segundos de vantagem para o primeiro pelotão, de 76 ciclistas, tendo Kron batido Luis Leon Sanchez, Remy Rochas e Lennard Kamna ao sprint.
A segunda etapa, marcada para amanhã, será um contrarrelógio de 18,5 quilómetros com partida e chegada em Banyoles, o terreno ideal para João Almeida entrar no top 10.