Ciclista português terminou a quinta etapa na 15ª posição.
Corpo do artigo
O português Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) manteve o 13.º lugar da Volta à Califórnia, ao terminar em 15.º a quinta etapa, vencida pelo letão Toms Skujins (Cannondale).
Skujins, que já tinha celebrado uma tirada na mais importante corrida velocipédica norte-americana, superiorizou-se perto da linha de chegada a dois dos 18 companheiros de fuga, o canadiano Adam de Vos (Rally) e o espanhol Xabier Zandio (Sky).
O grupo destacou-se no 20.º dos 212 quilómetros entre Lodi e South Lake Tahoe, cuja ligação deixou inalterada a classificação geral, que continua a ser liderada pelo francês Julian Alaphilippe (Etixx-Quick-Step), com 22 segundos de vantagem sobre o norte-americano Peter Stetina (Trek) e 37 sobre o neozelandês George Bennett (LottoNL-Jumbo).
Rúben Guerreiro foi o 15.º a concluir a etapa, a 43 segundos do vencedor, integrando o grupo dos primeiros classificados, casos de Alaphilippe, Stetina e Benett, enquanto Tiago Machado (Katusha) foi o 51.º, a 1.38 minutos.
Na classificação geral, Guerreiro segue no 13.º posto, a 1.34 minutos de Alaphilippe, e Machado subiu um lugar para o 35.º posto, a 10.58.
Na sexta-feira, o pelotão da corrida californiana vai disputar os 20,3 quilómetros do contrarrelógio individual da sexta etapa, em Folsom.