Oposto do Atlântico da Madalena convocado por João José, selecionador nacional, para suprir a ausência, por lesão, do capitão Alexandre Ferreira.
Corpo do artigo
Rodrigo Costa foi convocado, por João José, selecionador nacional de voleibol, para integrar a lista 18 atletas que irão preparar a participação na European Golden League'2025 (EGL). O oposto do Atlântico da Madalena, que anteriormente representou Castêlo da Maia (2019/20) e Leixões (200/21 até 2023/24), foi esta época uma das referências da equipa liderada por Nuno Santiago e Leonel Rosa, que desceu à II Divisão, após ter perdido no play-off de manutenção com o Ginásio Santo Tirso, foi chamado para ocupar a vaga de Alexandre Ferreira, capitão da Seleção Nacional, que se lesionou e representa, atualmente os japoneses do Tokyo Great Bears.
Os trabalhos da Seleção Nacional de seniores masculinos começam segunda-feira, pelas 8h30, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.
A seleção, liderada por João José, e que conta com a colaboração, entre outros, de Manuel Silva e Ricardo Lemos (treinador da equipa de seniores femininos do Fiães), estreia-se na (EGL) no torneio 3 (Grécia), no fim de semana de 6 a 8 de junho, frente a Espanha (sábado) e Grécia (domingo), enquanto os helénicos e os espanhóis medem forças na sexta-feira.
A convocatória, divulgada pela Federação Portuguesa de Voleibol, a 23 de abril, foi agora alterada com a indisponibilidade, por lesão, de Alexandre Ferreira
Os 18 convocados
André Pereira e Rafael Santos (Leixões), José Pedro Andrade (Sporting de Espinho), Tiago Violas e Ivo Casas (Benfica), Gonçalo Sousa e Kelton Tavares (Sporting), Manuel Figueiredo (Vitória de Guimarães), Rafael Pinto (Académica de Espinho), Guilherme Menezes (Castêlo da Maia), Rodrigo Costa (Atlântico da Madalena), José Pedro Pinto (CV San Roque Batán, Espanha), Bruno Dias (Nice Volley-Ball, França),
Lourenço Martins (St. Nazaire VB Atlantique, França), Miguel Sinfrónio (Helios Grizzlys Giesen, Alemanha), Nuno Marques (Nova Technology Lycurgus BV, Países Baixos), Miguel Tavares Rodrigues, Aluron Warta Zawiercie, Polónia) e Filip Cveticanin (SC Municipal Zalau, Roménia).
A fase preliminar da EGL disputa-se de 6 a 22 de junho e sob o formato implementado na edição anterior: 12 seleções participantes, com cada uma a poder usufruir da oportunidade de ser a anfitriã de um torneio onde terá sempre adversários diferentes, num total de seis oponentes.
Com três seleções em cada torneio, o organizador jogará sempre na sexta-feira e no domingo, enquanto os visitantes se defrontarão no sábado.
A classificação engloba todas as equipas e os quatro melhor posicionados apuram-se para a “final four”, agendada para 4, 5 e 6 de julho, em Ostrava, na Chéquia.