Voleibol feminino: Sporting bate Vilacondense e defronta Vitória na final da Taça de Portugal
Triunfo por 3-1 no primeiro jogo da final four em Matosinhos
Corpo do artigo
O Sporting bateu na sexta-feira o Vilacondense por 3-0, na segunda meia-final da Taça de Portugal voleibol feminino, carimbando a presença no decisivo encontro com o Vitória de Guimarães.
No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o confronto entre o primeiro e último classificado da fase regular do campeonato deixava antever um forte favoritismo da formação leonina, que foi confirmado frente a um opositor a quem já tinha ganho por duas vezes pela margem máxima na presente temporada.
A final com o Vitória de Guimarães, que havia derrotado o Clube K na partida anterior, marcará a busca do Sporting por um título que seria inédito para o clube na vertente feminina e está marcada para as 21h00 deste sábado.
Muito fortes no serviço, dificultando em muito o side-out adversário, as comandadas de Rui Silva também se notabilizaram pelos poucos erros cometidos no ataque, que também facilitava posteriormente a tarefa defensiva, com pontos rápidos e vantagens confortáveis em cada um dos três sets, onde a lei do mais forte imperou.
Após um começo de maior ansiedade das 'leoas', em que o Vilacondense chegou a vencer por um parcial de 9-5, as comandadas de Rui Silva mostraram todas as valências que lhes permitiram acabar a primeira fase do campeonato nacional na frente.
Para o conjunto de Vila do Conde, que já havia surpreendido o Braga nos "quartos" (3-2), chegar a esta fase já seria sempre um prémio para uma época difícil, mas a segunda metade do primeiro set, que acabou num 25-17 foi uma prova cabal de que seria uma missão difícil discutir o resultado da meia-final.
No segundo set, o Sporting continuou a partir facilmente o bloco adversário, com protagonismo de Ozge Kinasts, sempre em grande qualidade na distribuição e, sem as oscilações de rendimento prévias, o marcador acabaria no mesmo 25-17 do primeiro.
Numa partida sem grande história, em que não houve capacidade de resposta por parte do Vilacondense, o terceiro e último parcial foi idêntico aos dois primeiros (25-16) e coube a Amanda Cavalcanti o último ataque à rede bem-sucedido, logo no primeiro ponto de encontro.
Jogo realizado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Sporting - Vilacondense, 3-0.
Parciais: 25-17, 25-17 e 25-16.
Sob arbitragem de Susana Rodrigues e Filipa Araújo, as equipas alinharam com:
- Sporting: Leslie Tagle, Saska Durovic, Sara Dias, Jéssica Miranda, Ozge Kinasts e Daniela Loureiro (líbero). Suplentes: Maria Marques, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti, Melany Detzel, Maria Carlos (líbero), Angie Hinestroza, Irene Verasio e Mimosa Faria.
Treinador: Rui Pedro Silva.
- Vilacondense: Beatriz Rodrigues, Taina Anschau, Yasmin Santos, Sthefany Benvinda, Inês Vasco e Adriana Monteiro (líbero). Suplentes: Bruna Viana, Adriana Igreja (líbero), Catarina Fernandes, Mariana Moreira, Beatriz Rodrigues, Ana Rita Baptista, Maria Santos e Lãzma Ozola.
Treinador: José Pedro Pontes.