Águias passaram para a liderança da competição, apesar de terem menos um ponto do que os leões, pelo facto de terem mais uma vitória (18) do que o velho rival (17)
Corpo do artigo
O Benfica assumiu a liderança da fase regular do Campeonato Nacional de voleibol, ao vencer na visita ao rival Sporting, na negra, por 3-2, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, para a 19.ª jornada.
Era um confronto decisivo para as contas do play-off do campeonato e com esta vitória moralizadora sobre o Sporting, o Benfica passou para a liderança da competição, apesar de ter menos um ponto do que os leões, pelo facto de ter mais uma vitória (18) do que o velho rival (17).
Depois das derrotas na final da Taça Ibérica, na Supertaça e no jogo da primeira volta na Luz, os pentacampeões nacionais puxaram dos galões para somarem o primeiro triunfo na temporada sobre o Sporting e subirem à liderança da prova.
O Benfica entrou na frente do primeiro set, conseguindo furar o bloco verde e branco no inicio da partida, mas o Sporting equilibrou e passou para a frente do marcador (9-8) graças aos pontos de Edson Valência, elemento preponderante para os leões em quase toda a partida.
Alguns erros no serviço contrário ainda permitiram ao Benfica voltar à dianteira, num final de set muito discutido, mas o Sporting acabou por conseguir fechar o triunfo no set por 27-25.
No segundo parcial novamente muito equilíbrio, com os leões a conseguirem estender a diferença para três pontos (7-4), mas os comandados de Marcel Matz recuperaram e passaram para a frente (9-10), graças aos pontos conquistados por Pablo Natan e Felipe Banderó.
O Sporting ainda esteve novamente na frente (13-12), mas as águias ripostaram e conseguiram virar o parcial (21-22), graças a um maior acerto defensivo, garantindo o empate na partida (23-25).
Num terceiro set muito disputado, o Sporting esteve quase sempre na dianteira, através de um bom trabalho de bloco, conseguindo suster melhor os ataques adversários.
Os leões alcançaram uma vantagem de cinco pontos (21-16) a maior no parcial que os catapultou para o triunfo, por 25-19, e novamente para a liderança da partida.
Sem margem de erro, o Benfica dominou claramente o quarto set, construindo vantagem importante de cinco pontos (8-13), e com um final de parcial muito consistente igualou a partida (21-25).
No quinto e decisivo set, e com confiança em alta, o Benfica aproveitou a quebra anímica e mental do Sporting, para garantir uma vitória importante e bastante saborosa no recinto do rival.
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting – Benfica, 2-3.
Parciais: 27-25 (31 minutos), 23-25 (29), 25-19 (29), 21-25 (32) e 9-15 (17).
Sob a arbitragem de Sofia Costa e Pedro Pinto as equipas alinharam:
- Sporting: Jan Galabov, Kelton Tavares, Edson Valencia, Yurii Synytsia, Martin Licek e Jonas Aguenier. Jogaram ainda: Gonçalo Sousa (libero) e Armando Escalante.
Treinador: João Coelho.
- Benfica: Peter Wholfahrtstatter, Nivaldo Gomez, Pablo Natan, Pearson Eshenko, Felipe Banderó e Tiago Violas. Jogaram ainda: Ivo Casas (líbero), Matheus Cunda e André Aleixo.
Treinador: Marcel Matz.
Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.