Equipa de Jonas Vingegaard lançou um modelo que anuncia como “mais aerodinâmico”, mas tornou-se alvo de chacota nas redes sociais
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Jonas Vingegaard foi nono no contrarrelógio que abriu o Tirreno-Adriático, a 22 segundos de Juan Ayuso, apesar dos supostos ganhos em aerodinâmica do novo capacete da Visma-Lease a Bike, assunto do dia na corrida italiana, pela aparência estranha.
Segundo Mathieu Heijboer, diretor de performance da equipa neerlandesa, “este capacete foi especialmente desenhado para a posição 'aero' e temos feito muitos progresso nessa área”. Testado durante o inveno por Jonas Vingegaard, Wout van Aert e alguns outros corredores da Visma, “eles deram um feedback positivo”, explicou, destacando a maior visibilidade proporcionada pelo seu grande tamanho.
O capacete de contrarrelógio, denominado como Aerohead ll, foi desenvolvido ao longo de mais de um ano, com simulações em computador e “em várias posições”.
Especialistas em aerodinâmica explicaram que o capacete terá a vantagem de fazer um bom encaixe com os ombros dos corredores e permitir ganhos entre três e cinco segundos num “crono” de 15 quilómetros, mas a sua aparência tornou-o de imediato alvo de chacota e já abundam os “memes” na internet.
“Os corredores ficaram a olhar de lado quando o viram pela primeira vez, mas depois de alguns testes ficaram convencidos”, comentou Heijboer.