Ciclista dinamarquês reagiu ao triunfo do português na quarta etapa do Paris-Nice
Corpo do artigo
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) ganhou a quarta etapa do Paris-Nice, no alto de La Loge des Gardes, diante do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), agora líder da geral. Almeida tornou-se o primeiro português a conquistar uma tirada na prova francesa, uma das corridas por etapas mais importantes do calendário internacional, sendo o melhor no final dos 163,4 quilómetros entre Vichy e La Loge des Gardes, que cumpriu em 03:37.06 horas.
Para somar o 14.º triunfo da carreira, o luso de 26 anos anulou um ataque de Jonas Vingegaard, novamente sem exibir o poder de fogo de outros anos. O dinamarquês deu os parabéns a Almeida, admitindo que ficou "desapontado" por não vencer a etapa. "Tinha os olhos posto nesta etapa, mas na parte final o João fechou o espaço que tinha conseguido muito rapidamente, por isso mereceu ganhar", disse.
A tirada que chegou a estar neutralizada devido à queda de granizo – os ciclistas pararam e retomaram o percurso cerca de meia hora depois com as diferenças registadas no momento da paragem. "Senti-me bem, mas depois da neutralização, isso não significou muito. Na minha opinião, deveriam ter parado a corrida completamente. Quando a reiniciámos, todos estavam a tremer de frio. Era perigoso, não só por causa do frio, mas também por causa das estradas escorregadias", indicou Vingegaard.
Almeida ascendeu a quinto da geral, a 37 segundos de Vingegaard, mas a apenas quatro segundos do pódio, cujo último lugar é ocupado por Skjelmose. Na quinta-feira, o dinamarquês defende a liderança da geral em nova jornada montanhosa, nos 203,3 quilómetros entre Saint-Just-en-Chevalet e La Côte-Saint-André.