Vida e coração para se conhecer o campeão: título de andebol decide-se este sábado
Com uma caminhada imaculada na fase final, o FC Porto chega à última jornada com a possibilidade de selar o título. Mas, para isso, só a vitória serve, frente ao líder Sporting, no Pavilhão João Rocha
Corpo do artigo
Depois de uma primeira fase em que o domínio do Sporting foi superlativo e incontestável, tendo conseguido 22 vitórias no mesmo número de jogos, e, no sentido inverso, o FC Porto somou um empate e quatro derrotas, era quase impensável imaginar-se que a decisão do título iria ficar para a última jornada e no duelo entre leões e dragões. Mas é o que irá acontecer este sábado, a partir das 18h00, no Pavilhão João Rocha, em resultado da redução dos pontos a metade, dos cinco triunfos dos portistas na fase final e da derrota, imposta no Dragão Arena, sofrida pelos homens de Ricardo Costa.
Com dois pontos de avanço e uma só derrota em 27 jornadas do Campeonato Placard, ao Sporting, com o benefício de jogar em casa, o empate chega para fazer rebentar uma festa pela qual espera desde 2017/18.
“Temos de fazer o nosso trabalho, entrar como temos entrado em todos os jogos, encarando-o como uma final. Por isso, vamos dar a vida pelo símbolo que temos ao peito”, garantiu Salvador Salvador, lateral-esquerdo do Sporting.
“Acreditamos muito no nosso trabalho e acho que o fator casa vai ser fundamental. Os bilhetes esgotaram em tão pouco tempo que, tenho a certeza, vai estar um ambiente frenético”, elencou o também capitão verde e branco, deixando uma mensagem aos adeptos: “Mais uma vez, pedimos a ajuda de todos os sportinguistas para que, com a voz e os cachecóis, nos ajudem a ganhar o campeonato”. Salvador lembrou ainda que “nos últimos três anos o FC Porto tem tido equipas que pouco ou nada mudaram” e, tendo já disputado vários jogos ente si, “não há segredos, nem se esconde nada”.
FC Porto e Sporting são os mais ganhadores do andebol português. Os dragões têm 44 troféus: 24 campeonatos, 9 Taças de Portugal, 8 Supertaças, 3 Taças da Liga; e os leões 42: 19 Campeonatos, 17 Taças de Portugal, 4 supertaças, 2 Taça Challenge
Pelo lado dos azuis e brancos, foi também o capitão de equipa, Daymaro Salina, quem fez o lançamento desta verdadeira finalíssima. “Joga-se o tudo por tudo e não prevejo um encontro muito tático nem muito bonito. Acho que vai ser um jogo de garra e coração, como quase todos os clássicos. Os jogos entre FC Porto e Sporting nunca são muito táticos, são sempre de coração e este vai ser mais um”, advogou.
“Não há surpresas, são duas grandes equipas e o Sporting está a fazer uma época muito boa. Temos que respeitar o percurso deles e ir lá fazer o nosso trabalho, porque, se o fizermos, acho que vamos conseguir. No último jogo em casa ganhámos-lhes e temos muita vontade de voltar a ser felizes”, reconheceu o pivô, que pediu “aquele topo cheio de portistas a empurrar-nos para a vitória”.