Vicente Moura provoca indignação e gera reação da Federação de Patinagem de Portugal
Luís Sénica, presidente da FPP, escreveu uma carta aberta, na qual responde às declarações do antigo homem forte do Comité Olímpico de Portugal
Corpo do artigo
Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), expressou, esta quarta-feira, a sua opinião sobre o impacto que a pandemia pode ainda ter nas modalidades coletivas de pavilhão - embora também mencione o ciclismo -, caso, no início de 2020/21, se mantenham os condicionalismos ou até caso a nova época fique mesmo comprometida.
O antigo dirigente realça os casos do futsal e do andebol, falando dos seus casos de sucesso, e diz mesmo: "Futsal, voleibol, basquetebol e andebol, a par do ciclismo, são as nossas modalidades rainhas."
Houve reações no mundo do hóquei em patins, como foi, por exemplo, o caso do guarda-redes da Oliveirense, Nelson Filipe, que respondeu na rede social Instagram.
https://www.instagram.com/p/CCYQNDZFRpu/
Mas também Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, respondeu a Vicente Moura, através de uma carta aberta.
"Carta Aberta do Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, a Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal
Caro Comandante Vicente Moura,
Saúdo enfaticamente a sua vontade de fazer esquecer o Hóquei em Patins.
Creio que não é, não foi, nem nunca será um adepto deste desporto "culturalmente nosso", tão do imaginário português.
Não é um problema para mim, para nós que vivemos a paixão pelo Hóquei em Patins.
Nunca conseguirá entender a beleza deste jogo, até porque sempre entendeu que o Hóquei em Patins não era olímpico porque a bola não se vê na televisão...
O espaço público é dado frequentemente a opiniões infundadas e pouco esclarecidas sobre a atividade desportiva, no entanto é incompreensível que desacredite assim não só o Hóquei em Patins, como todos aqueles que amam em Portugal este nosso desporto.
O seu negacionismo não chega para ocultar uma realidade empiricamente verificável, com a conquista do ouro em:
- 16 Campeonatos do Mundo em Seniores Masculinos
- 21 Campeonatos da Europa em Seniores Masculinos
- 4 Jogos Mundiais em Seniores Masculinos
- 21 Taças das Nações em Seniores Masculinos
- 3 Campeonatos da Europa em Seniores Femininos
- 13 Taças Latinas em Sub 23
- 4 Campeonatos do Mundo de Sub 20
- 20 Campeonatos da Europa de Sub 20
- 14 Campeonatos da Europa de Sub 17
- Desde 1936, as seleções de Hóquei em Patins conquistaram ainda 113 medalhas de prata e 43 medalhas de bronze, nos diferentes escalões e competições internacionais.
No último Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos, os jogos da seleção nacional foram transmitidos em horário nobre pela RTP 1, tendo atingido a marca de 2 milhões de espetadores na final.
A seleção nacional de Seniores Masculinos foi recebida e condecorada por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2016 e 2019, após a conquista do Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo, respetivamente.
Somos, atualmente, Campeões do Mundo. E sim, temos o melhor campeonato do mundo de Hóquei em Patins. E sim, somos das principais modalidades em Portugal, com orgulho.
Luís Sénica
Presidente da Federação de Patinagem de Portugal"