Vicente Moura provoca indignação e gera reação da Federação de Patinagem de Portugal

Fernando Fontes / Global Imagens
Luís Sénica, presidente da FPP, escreveu uma carta aberta, na qual responde às declarações do antigo homem forte do Comité Olímpico de Portugal
Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), expressou, esta quarta-feira, a sua opinião sobre o impacto que a pandemia pode ainda ter nas modalidades coletivas de pavilhão - embora também mencione o ciclismo -, caso, no início de 2020/21, se mantenham os condicionalismos ou até caso a nova época fique mesmo comprometida.
O antigo dirigente realça os casos do futsal e do andebol, falando dos seus casos de sucesso, e diz mesmo: "Futsal, voleibol, basquetebol e andebol, a par do ciclismo, são as nossas modalidades rainhas."
Houve reações no mundo do hóquei em patins, como foi, por exemplo, o caso do guarda-redes da Oliveirense, Nelson Filipe, que respondeu na rede social Instagram.
https://www.instagram.com/p/CCYQNDZFRpu/
Mas também Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, respondeu a Vicente Moura, através de uma carta aberta.
"Carta Aberta do Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, a Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal
Caro Comandante Vicente Moura,
Saúdo enfaticamente a sua vontade de fazer esquecer o Hóquei em Patins.
Creio que não é, não foi, nem nunca será um adepto deste desporto "culturalmente nosso", tão do imaginário português.
Não é um problema para mim, para nós que vivemos a paixão pelo Hóquei em Patins.
Nunca conseguirá entender a beleza deste jogo, até porque sempre entendeu que o Hóquei em Patins não era olímpico porque a bola não se vê na televisão...
O espaço público é dado frequentemente a opiniões infundadas e pouco esclarecidas sobre a atividade desportiva, no entanto é incompreensível que desacredite assim não só o Hóquei em Patins, como todos aqueles que amam em Portugal este nosso desporto.
O seu negacionismo não chega para ocultar uma realidade empiricamente verificável, com a conquista do ouro em:
- 16 Campeonatos do Mundo em Seniores Masculinos
- 21 Campeonatos da Europa em Seniores Masculinos
- 4 Jogos Mundiais em Seniores Masculinos
- 21 Taças das Nações em Seniores Masculinos
- 3 Campeonatos da Europa em Seniores Femininos
- 13 Taças Latinas em Sub 23
- 4 Campeonatos do Mundo de Sub 20
- 20 Campeonatos da Europa de Sub 20
- 14 Campeonatos da Europa de Sub 17
- Desde 1936, as seleções de Hóquei em Patins conquistaram ainda 113 medalhas de prata e 43 medalhas de bronze, nos diferentes escalões e competições internacionais.
No último Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos, os jogos da seleção nacional foram transmitidos em horário nobre pela RTP 1, tendo atingido a marca de 2 milhões de espetadores na final.
A seleção nacional de Seniores Masculinos foi recebida e condecorada por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2016 e 2019, após a conquista do Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo, respetivamente.
Somos, atualmente, Campeões do Mundo. E sim, temos o melhor campeonato do mundo de Hóquei em Patins. E sim, somos das principais modalidades em Portugal, com orgulho.
Luís Sénica
Presidente da Federação de Patinagem de Portugal"
