Piloto da McLaren beneficiou diretamente do melhor arranque e do facto de Verstappen ter sido penalizado cinco segundos por sair da pista para se manter na frente na primeira volta
Corpo do artigo
Oscar Piastri venceu o Grande Prémio da Arábia Saudita, cortando a linha de meta - após 50 voltas - na frente de Max Verstappen e Charles Leclerc. Lando Norris foi quarto classificado.
O piloto da McLaren é o novo líder do Mundial de Fórmula 1, o que não sucedia com um australiano há 15 anos.
Recorde-se que o GP da Arábia Saudita deste domingo arrancou de forma caótica, com um acidente entre Yuki Tsunoda (Red Bull) e Pierry Gasly (Alpine) e Max Verstappen (Red Bull) a ser penalizado em cinco segundos, por ter saído da pista numa disputa com Oscar Piastri (McLaren) logo na primeira curta e num mau arranque do tetracampeão.
Piastri, que largou da segunda posição, aproveitou essa penalização de cinco segundos para saltar para o comando da corrida durante as paragens nas boxes, cortando a meta com 2,843 segundos de vantagem sobre o campeão do mundo, segundo classificado, e 8,104 face ao monegasco Charles Leclerc, que deu o primeiro pódio à Ferrari.
Com estes resultados e o quarto lugar do britânico Lando Norris (McLaren) em Jeddah, Oscar Piastri é o novo líder do campeonato, com 99 pontos, mais 10 do que Norris e 12 acima de Verstappen.