Verstappen foi ao júri para receber a "carta" e vai correr no Nurburgring Nordschleife
Tetracampeão de F1 vai poder alinhar em 2026 na famosa corrida de 24 horas em Nurburgring, mas teve de ser "aprovado" e não foi simples. Neerlandês fez um teste escrito, teve aula de condução e terminou em 27.º com um carro menos potente, entre 114 concorrentes. Dentro de duas semanas é esperado para correr "a sério".
Corpo do artigo
Max Verstappen passou a ter, desde o passado fim de semana, licença para conduzir carros GT3 no Nurburgring Nordschleife, notícia inesperada por se tratar do tetracampeão mundial de Fórmula 1, mas que comprova o rigor alemão relativamente às provas que colocam centena e meia de carros de turismo nos 24,358 quilómetros do "Inferno Verde", a pista mais longa e difícil do mundo. O neerlandês de 27 anos foi obrigado, como qualquer novato, a fazer 14 voltas, em dois carros diferentes, e encarou o teste com satisfação, mas só andou num dos dois Porsche da Verstappen Racing, pois o seu colega de equipa bateu com o segundo. Como acontece nestes casos, foi analisado por um "comité de licenças", que só três horas e meia depois o deu entre os aprovados.
"Correr não é só a minha profissão, é também o meu passatempo", disse Verstappen antes de se apresentar para os testes, exigidos apesar de já ter andado em Nurburgring em maio, com um Ferrari e sob o pseudónimo de "Franz Hermann", constando-se que batera então o recorde para um GT3 (7m49,578s). Nada disso o livrou das formalidades. Na sexta-feira teve de fazer um teste escrito, passou por uma aula de condução pilotando atrás de Andreas Gulden, instrutor chefe da Academia de Condução de Nurburgring - "Foi fantástico ir à frente do campeão mundial! Felizmente tinha muito mais potência", atirou o antigo piloto - e finalmente entrou nas corridas que o aprovaram, entre 114 carros, tendo o seu menos 130 cavalos do que os 425 habituais e um lastro de 150 quilos... por ser novato.
Max fez duas séries de sete voltas, dividiu o Porsche 718 Cayman GT4 com o jovem inglês Chris Lulham e terminou em 27.º. Agora com a licença, é esperado dia 27 para uma corrida de quatro horas - terá pelo meio o GP do Azerbaijão em F1 - e no próximo ano, entre 15 e 17 de maio, nas 24 Horas de Nurburgring. "Aprendi muito, isto é uma pista desafiante, podendo estar a chover num local e seco no outro. Fazer aqui as 24 horas será espetacular", concluiu.