Surfista, que sucede a Frederico Morais, conquistara o primeiro cetro em 2011, com apenas 16 anos, repetindo o feito em 2012, 2014 e 2017
Corpo do artigo
Vasco Ribeiro sagrou-se, este domingo, campeão nacional de surf, durante a quarta e penúltima etapa da Liga MEO, a decorrer na Praia Grande, e tornou-se no surfista com mais títulos nacionais, ao somar o quinto cetro da carreira.
Após superar as meias-finais do Allianz Sintra Pro, e ver Afonso Antunes cair nessa mesma fase da prova, o surfista do Estoril, de 26 anos de idade, garantiu o título nacional de forma antecipada, sucedendo a Frederico Morais.
Após vencer as duas anteriores etapas, no Porto e Figueira da Foz, e com o desenrolar desta etapa em Sintra, Vasco Ribeiro já garantiu os pontos necessários para ser coroado campeão nacional antecipadamente, apesar da forte oposição de Afonso Antunes, que começou a temporada com um triunfo na Ericeira.
Nas meias-finais, Vasco Ribeiro teve pela frente Arran Strong e começou forte, graças a uma onda de 9 pontos, a melhor de todo o evento, algo que o ajudou a garantir um triunfo folgado e passar a bola para o lado de Afonso Antunes, que, na segunda meia-final, teve pela frente o inspirado Halley Batista.
Após um duelo muito equilibrado entre ambos, o triunfo pendeu para Halley, que "entregou" o título ao surfista do Estoril.
Este é o quinto título nacional para Vasco Ribeiro, que desempata, assim, o registo que detinha em igualdade com Ruben González, passando agora a liderar de forma isolada a tabela dos surfistas com mais títulos nacionais.
O surfista estorilista havia conquistado o primeiro cetro da carreira em 2011, com apenas 16 anos, e celebrado novamente o título nacional em 2012, 2014 e 2017.