João Antunes (48 anos) e Afonso Antunes (14), pai e filho, vão fazer parte da mesma prova, a terceira etapa da Liga Meo, responsável por atribuir os títulos nacionais da modalidade. O JOGO esteve à conversa com o progenitor que é, ao mesmo tempo, treinador da jovem promesa
Corpo do artigo
Inicialmente previsto para ser a prova de abertura da Liga Meo, mas adiado devido a fortes tempestades em março, o Allianz Figueira Pro vai arrancar esta sexta-feira, na Praia do Cabedelo.
E a então terceira das cinco etapas do circuito responsável por atribuir os títulos nacionais na modalidade traz uma situação curiosa, com pai e filho a competirem um com o outro.
João Antunes (48 anos) e Afonso Antunes (14) vão marcar presença na prova, primeiro em heats diferentes, mas com a possibilidade de se cruzarem numa fase mais adiantada.
"Ainda não calhou defrontarmo-nos no circuito nacional, apenas em eventos locais. Vou participar no terceiro heat, o Afonso no 15.º. É uma situação giríssima, mas já estamos habituados. Sou o treinador dele e acompanho-o sempre. Aliás, o nosso treino pré-competição é fazermos um heat os dois", contou a O JOGO João Antunes, que deixou de fazer o circuito a tempo inteiro em 2010, mas ainda tem "o bichinho da competição".
Campeão nacional de sub-16 aos 13 anos, Afonso Antunes é uma promessa da modalidade, na qual praticamente nasceu. "É isto que ele adora e eu vou atrás a guiá-lo, a apoiá-lo, mas o sonho dele é entrar para a elite mundial", conta o pai, que o leva para vários pontos do globo.
Além do circuito nacional, o jovem está a terminar o circuito pró-junior e prepara-se para estar no EuroSurf Júnior, que se vai realizar em Santa Cruz em julho. Depois, ambos já têm algumas viagens nos planos. "Vamos à Indonésia no verão e no final do ano vamos arrancar para a Austrália", adianta João Antunes.
Ao fim de duas etapas, a Liga Meo é liderada por Gony Zubizarreta na vertente masculina, enquanto Teresa Bonvalot lidera o ranking feminino.