Naquele que foi o terceiro encontro dos quartos-de-final, o anfitrião Tiafoe exibiu-se a um nível elevado para contrariar o favoritismo do moscovita, número 11 mundial, e levar a melhor em três equilibrados "sets", pelos parciais de 7-6 (7-3), 7-6 (7-0) e 6-4
Corpo do artigo
O norte-americano Frances Tiafoe afastou hoje o russo Andrey Rublev e garantiu a estreia nas meias-finais do Open dos Estados Unidos, fase em que a bielorrussa Aryna Sabalenka vai igualmente marcar presença, mas pelo segundo ano consecutivo.
Naquele que foi o terceiro encontro dos quartos-de-final, o anfitrião Tiafoe, que figura no 26.º lugar no "ranking", exibiu-se a um nível elevado para contrariar o favoritismo do moscovita, número 11 mundial, e levar a melhor em três equilibrados "sets", pelos parciais de 7-6 (7-3), 7-6 (7-0) e 6-4.
15144275
Depois de eliminar na ronda anterior o espanhol Rafael Nadal, recordista do "Grand Slam" com 22 títulos, "Big Foe" só conseguiu quebrar Rublev no sétimo jogo do terceiro parcial para encerrar favoravelmente a contenda com 46 "winners", 18 dos quais ases, e 38 erros não forçados, face aos 31 pontos ganhantes e 38 faltas não provocadas do adversário, de 24 anos.
"Isto é de loucos. Há 24 horas conquistei a maior vitória da minha vida e chegar aqui e conquistar outra... O Andrey é um grande jogador e dobrá-lo é um feito enorme. É difícil virar a página, mas fi-lo e agora estou nas meias-finais", rejubilou em "court" o duas vezes vice-campeão do Estoril Open (2018 e 2022).
15144042
Frances Tiafoe tinha como melhor resultado no "Grand Slam" os quartos-de-final do Open da Austrália em 2019, mas, em Nova Iorque, anulou hoje os quatro pontos de "break" que enfrentou diante de Rublev para superar esse feito e alcançar, pela primeira vez, as meias-finais de um "major".
O jovem tenista, de 24 anos, é o primeiro norte-americano a atingir o "top 4" desde Andy Roddick em 2006 e, no duelo de acesso à final, vai defrontar outro jogador da "NextGen", o espanhol Carlos Alcaraz ou o italiano Jannik Sinner, dependendo de quem sair vencedor do último desafio dos quartos-de-final.
Na competição feminina, a bielorrussa Aryna Sabalenka, número seis da hierarquia WTA, confirmou o teórico favoritismo sobre a checa Karolina Pliskova (22.ª) em dois "sets", com os parciais de 6-1 e 7-6 (7-4), ao fim de uma hora e 22 minutos.
Sabalenka somou 30 "winners" face a 28 erros não forçados, enquanto a antiga número um registou apenas 10 pontos ganhantes contra 23 faltas não provocadas, e carimbou a passagem à penúltima fase do quarto e último "major" da temporada, pelo segundo ano consecutivo.
A próxima adversária da bielorrussa sairá do confronto entre a polaca Iga Swiatek, número um mundial, e a norte-americana Jessica Pegula (8.ª).