Iga Swiatek, antiga campeã do Open dos Estados Unidos, e Alex de Minaur, oitavo do ranking mundial de ténis, escaparam esta segunda-feira a uma jornada marcada por algumas surpresas, com a eliminação de Coco Gauff e Andrey Rublev
Corpo do artigo
A jornada de hoje do ‘major’ norte-americano abriu com a vitória surpreendente em três sets do canadiano Felix Auger-Aliassime (27.º ATP) sobre o russo Andrey Rublev (15.º da hierarquia), com os parciais de 7-5, 6-3 e 6-4, que garantiu assim a passagem aos quartos de final em Nova Iorque pela segunda vez na carreira.
Dois dias depois de eliminar o número três mundial, o alemão Alexander Zverev, Auger-Aliassime, de 25 anos, voltou a exibir-se em bom plano e não deu grandes hipóteses ao moscovita, que dominava o confronto direto (7-1), encerrando o encontro ao fim de duas horas e 16 minutos.
“Foi a primeira vez que joguei no Arthur Ashe [Stadium] nos últimos anos e acho que a sensação ainda foi melhor do que na primeira vez. Aos 21 anos, estava numa trajetória ascendente. Tive alguns percalços, lesões e tive uma crise de confiança. Agora que voltei aos quartos de final aqui, pela segunda vez, parece-me mais que merecido”, comentou o canadiano, semifinalista em Flushing Meadows em 2021.
Garantida uma vaga no lote dos apurados para os ‘quartos’ de um ‘major’ pela quarta vez na carreira, o campeão dos torneios ATP de Adelaide e Montepeliier vai ter como próximo adversário Alex de Minaur, um ano mais velho, que precisou de apenas uma hora e 33 minutos para ultrapassar o ‘qualifier’ suíço Leandro Riedi (435.º ATP), por 6-3, 6-2 e 6-1.
Graças ao triunfo, o australiano vai integrar pela terceira vez o top 8 do último 'major' da temporada, no qual poderá alcançar a estreia em meias-finais de torneios do Grand Slam.
Na competição de pares, o português Francisco Cabral e o parceiro austríaco Lucas Miedler, 12.ºs cabeças de série, foram surpreendidos pelo checo Adam Pavlasek e o polaco Jan Zieinski e, por duplo 6-4, foram eliminados na segunda ronda do Open dos Estados Unidos.
No torneio feminino, a número dois mundial, a polaca Iga Swiatek, confirmou facilmente o favoritismo sobre a russa Ekaterina Alexandrova (12.ª WTA), pelos parciais de 6-3 e 6-1, e somou a 11.ª vitória consecutiva em torneios do Grand Slam, após a conquista do sexto ‘major’ da carreira, em Wimbledon.
De regresso aos quartos de final em Flushing Meadows, Swiatek, de 24 anos, vai encontrar a vencedora do embate entre a norte-americana Amanda Anisimova (nona do ranking), que bateu na final de Wimbledon, e a brasileira Bia Haddad Maia (22.ª WTA).
Ao contrário da antiga líder do ranking WTA, a norte-americana Coco Gauff, campeã do Open dos Estados Unidos em 2023, sucumbiu perante a japonesa Naomi Osaka (24.ª WTA), bicampeã da prova em 2018 e 2020, em duas partidas, com os parciais de 6-3 e 6-2, proporcionando mais uma surpresa na jornada de hoje.
Depois de derrotar com inesperada facilidade a número três mundial, a nipónica e antiga líder da hierarquia WTA, de 27 anos, vai medir forças com a checa Karolina Muchova (13.ª WTA), responsável pela eliminação da ucraniana Marta Kostyuk (28.ª WTA), por 6-3, 6-7 (0-7) e 6-0, naquela que será a sua terceira participação nos quartos de final em Nova Iorque.