Resumo de mais um dia de US Open
Corpo do artigo
O número um mundial, Jannik Sinner, iniciou esta terça-feira a defesa do título do Open dos Estados Unidos, quarto major da temporada, com uma vitória tranquila, tal como a polaca Iga Swiatek, apurada para a segunda ronda em Nova Iorque.
O tenista italiano, de 24 anos, superou facilmente o checo Vit Kopriva, 89.º colocado no ranking ATP, em três sets, com os parciais de 6-1, 6-1 e 6-2, em apenas uma hora e 38 minutos, iniciando assim da melhor forma a campanha em Flushing Meadows, onde poderá tornar-se no primeiro jogador a defender com sucesso o título, desde Roger Federer em 2008.
“Senti-me em boa forma. Tive alguns dias bons de treino, especialmente os últimos. Fisicamente senti-me bem. Também foi um bom encontro para uma primeira ronda, por isso estou satisfeito”, comentou na entrevista em court Sinner, que há cerca de uma semana desistiu da final do Masters 1.000 de Cincinnati, por estar doente.
Garantida a passagem à segunda ronda, o vencedor dos três últimos torneios do Grand Slam disputados em piso rápido (Open da Austrália, em 2024 e 2025, e Open dos Estados Unidos, em 2024), além de Wimbledon, vai ter como próximo adversário o australiano Alexei Popyrin (36.º ATP), responsável pela eliminação do finlandês Emil Ruusuvuori, por 6-3, 6-4 e 7-6 (7-3).
Na segunda eliminatória está igualmente o italiano Lorenzo Musetti, 10.º do mundo, após o triunfo sobre o francês Giovanni Mpetshi Perricard (37.º ATP) em quatro partidas, decididas com os parciais de 6-7 (3-7), 6-3, 6-4 e 6-4.
Enquanto o transalpino marcou encontro com o belga David Goffin, o cazaque Alexander Bublik, 23.º cabeça de série, bateu o croata Marin Cilic, campeão do torneio norte-americano em 2014, por 6-4, 6-1 e 6-4, assim como os canadianos Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov se estrearam com vitórias na abertura do major nova-iorquino.
Na competição feminina, a polaca Iga Swiatek, segunda colocada na hierarquia WTA, abriu a jornada desta terça-feira no Arthur Ashe Stadium confirmando o favoritismo sobre a adversária, a romena Emiliana Arango, com os esclarecedores parciais de 6-1 e 6-2, em apenas uma hora de desafio.
A norte-americana Amanda Anisimova (9.ª WTA), vice-campeã de Wimbledon, por sua vez, bateu a australiana Kimberly Birrell (83.ª WTA), por 6-3 e 6-2, para assegurar a passagem à segunda ronda, ao contrário das compatriotas Danielle Collins e Sofia Kenin, derrotadas na primeira eliminatória da 139.ª edição do Open dos Estados Unidos.